Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taiwan apresenta primeiro submarino de fabricação doméstica

Placeholder - loading - Cerimônia de apresentação do submarino de fabruicação taiwanesa em Kaohsiung, em Taiwan 28/09/2023 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Cerimônia de apresentação do submarino de fabruicação taiwanesa em Kaohsiung, em Taiwan 28/09/2023 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Ver comentários

Publicada em  

Por Carlos Garcia e Walid Berrazeg e Sarah Wu

KAOHSIUNG, Taiwan (Reuters) - Taiwan apresentou seu primeiro submarino desenvolvido domesticamente nesta quinta-feira, um passo importante em um projeto destinado a fortalecer a defesa e a dissuasão da ilha contra a Marinha chinesa, embora o equipamento só vá entrar em serviço daqui a dois anos.

A ilha, que a China reivindica como parte de seu próprio território, fez do programa de submarinos uma parte fundamental de um projeto ambicioso para modernizar suas Forças Armadas, já que Pequim realiza exercícios militares quase diários para afirmar sua soberania.

A presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, que iniciou o plano quando assumiu o cargo em 2016, exibiu o primeiro dos oito novos submarinos nesta quinta-feira em Kaohsiung, no sul do país.

'No passado, um submarino desenvolvido internamente era considerado uma tarefa impossível. Mas, hoje, um submarino projetado e fabricado pelo povo de nosso país está diante de nossos olhos', disse Tsai, acrescentando que a embarcação desempenhará um papel importante no fortalecimento das capacidades de 'guerra assimétrica' da Marinha.

'Mesmo que haja riscos, e não importa quantos desafios existam, Taiwan deve dar esse passo e permitir que a política de defesa nacional autossuficiente cresça e floresça em nossa terra', disse Tsai, em frente ao submarino, chamado Narwhal.

Tsai disse que o Narwhal entrará em serviço em 2025, juntando-se a dois submarinos existentes comprados da Holanda na década de 1980.

O Ministério da Defesa da China, respondendo a uma pergunta em uma coletiva de imprensa mensal regular sobre o submarino e como ele poderá evitar que a China cercasse a ilha, disse que Taiwan está 'se superestimando e tentando algo impossível'.

'Quanto à conversa sobre impedir que o Exército de Libertação Popular entre no Oceano Pacífico, isso é um absurdo idiota', disse o porta-voz Wu Qian aos repórteres em Pequim.

Taiwan espera implantar pelo menos dois desses submarinos desenvolvidos domesticamente até 2027 e equipá-los posteriormente com mísseis, disse o chefe do programa este mês.

O primeiro submarino, com um preço de 49,36 bilhões de dólares taiwaneses (1,53 bilhão de dólares), usará um sistema de combate da Lockheed Martin e carregará torpedos Mark 48 fabricados nos Estados Unidos. Ele entrará em testes no próximo mês antes de ser entregue à Marinha até o final de 2024.

(Reportagem adicional de Ben Blanchard e Yew Lun Tian)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. taiwan apresenta primeiro …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.