Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taiwan diz ter convencido China a frear plano de zona de exclusão aérea

Placeholder - loading - Bandeiras de China e Taiwan 06/08/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Bandeiras de China e Taiwan 06/08/2022 REUTERS/Dado Ruvic
Ver comentários

Publicada em  

Por Yimou Lee e Liz Lee

TAIPÉ/PEQUIM (Reuters) - Taiwan disse nesta quarta-feira que conseguiu que a China reduza drasticamente seu plano de fechar o espaço aéreo ao norte da ilha, evitando maiores interrupções nas viagens em um período de alta tensão na região devido aos exercícios militares da China.

A China não comentou sobre a zona de exclusão aérea, mas a Coreia do Sul, que também foi informada sobre os planos, disse que foi devido a um objeto que caiu de um veículo lançador de satélites.

Inicialmente a China notificou Taipé de que imporia uma zona de exclusão aérea entre 16 e 18 de abril, mas o Ministério dos Transportes de Taiwan disse que mais tarde que o plano foi reduzido para um período de apenas 27 minutos na manhã de domingo, depois de ter sido contestado.

A zona de exclusão aérea ocorre após dias de intensos exercícios militares realizados em Taiwan em resposta à reunião da presidente de Taiwan, Tsai Ing-wen, com o presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, Kevin McCarthy, na Califórnia, na semana passada.

Pequim disse que os exercícios - nos quais praticou o bloqueio da ilha autogovernada que reivindica como sua - eram 'um sério alerta contra o conluio e a provocação das forças separatistas de independência de Taiwan e forças externas'.

Foi nesse cenário que a notícia do fechamento gerou preocupação com a interrupção das viagens em toda a região.

Quando a China impôs restrições de espaço aéreo durante exercícios militares em agosto passado, houve interrupções significativas nos voos na região, com algumas aeronaves obrigadas a transportar combustível extra, de acordo com o OPSGROUP, uma cooperativa do setor de aviação que aconselha sobre riscos de voo.

Uma autoridade graduada de Taiwan familiarizada com o assunto disse à Reuters que, devido à possível interrupção, usou 'vários canais', incluindo diplomacia, inteligência e autoridades da aviação, para dissuadir a China de realizar seu plano original.

A fonte disse que Taiwan informou todas as partes que seriam afetadas pela solicitação chinesa, incluindo alguns países do Grupo dos Sete (G7) cujos ministros das Relações Exteriores devem viajar ao Japão para uma reunião de 16 a 18 de abril.

'Todos acharam isso inacreditável', afirmou a autoridade.

Yan Yu-hsien, vice-chefe do Estado-Maior para inteligência do Ministério da Defesa de Taiwan, disse que a zona de exclusão aérea cairia na zona de identificação de defesa aérea do país (ADIZ), cerca de 85 milhas náuticas ao norte de suas costas.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, declarou que desconhecia a situação quando questionado em uma coletiva de imprensa regular nesta quarta-feira.

(Reportagem de Ben Blanchard e Yimou Lee em Taipé, Liz Lee e Laurie Chen em Pequim, Sakura Murakami e Tim Kelly em Tóquio)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. taiwan diz ter convencido …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.