Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tarifas de importação tendem a atingir mais os pobres, diz OMC

Placeholder - loading - Carros para exportação no porto de Yantai, província de Shandong, na China 03/05/2023 China Daily via REUTERS
Carros para exportação no porto de Yantai, província de Shandong, na China 03/05/2023 China Daily via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - Tarifas de importação tendem a atingir desproporcionalmente famílias de baixa renda, afirmou a Organização Mundial do Comércio (OMC) em um relatório divulgado nesta segunda-feira.

O Diretor-Geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, disse que o Relatório sobre o Comércio Mundial de 2024 reafirmou o papel do comércio na redução da pobreza e no compartilhamento da prosperidade, 'contrariando a noção atualmente na moda' de que o comércio está criando um mundo mais desigual.

Globalmente, políticas comerciais restritivas geralmente têm um impacto desproporcional sobre famílias de baixa renda, mulheres e empresas menores, que podem ter dificuldades com o aumento dos custos fixos do comércio, segundo o relatório da OMC.

Os Estados Unidos estão preparados para aumentar tarifas sobre uma série de importações chinesas, incluindo a quadruplicação da taxa para veículos elétricos. O Canadá igualou a taxa de veículos elétricos dos EUA e a União Europeia introduziu suas próprias taxas para o produto.

A China respondeu com investigações sobre as importações de laticínios, carne suína e conhaque da União Europeia e canola do Canadá.

O candidato à Presidência dos EUA, Donald Trump, propôs uma tarifa de 10% sobre todas as importações e uma taxa mais alta para as da China.

O relatório da OMC afirma que, de modo geral, famílias de baixa renda geralmente enfrentam um ônus maior de tarifas mais altas.

Nos Estados Unidos, os bens de consumo da China que agora estão isentos de tarifas de importação são predominantemente enviados para regiões de baixa renda, beneficiando as famílias mais pobres.

As famílias mais ricas consomem uma parcela maior das importações de economias de alta renda, segundo o relatório da OMC.

As políticas protecionistas podem fracassar, conforme o relatório, porque muitas vezes levam a preços domésticos mais altos, que reduzem o consumo. Elas também podem levar a retaliações prejudiciais por parte dos parceiros comerciais.

As tarifas, então, se mostram politicamente difíceis de serem removidas, mesmo quando não há necessidade de proteção para um setor, mantendo os preços mais altos.

O relatório da OMC conclui que o protecionismo não é um caminho eficaz para a inclusão, mas uma maneira cara de proteger empregos específicos, o que pode aumentar os custos para outros setores e arriscar retaliações de parceiros insatisfeitos.

(Reportagem de Philip Blenkinsop)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

11 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tarifas de importacao tendem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.