Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Taxas de cremação aumentam na Itália com mudanças culturais

Placeholder - loading - Cemitério de Guerra de Roma, Itália 02/11/2023 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Cemitério de Guerra de Roma, Itália 02/11/2023 REUTERS/Guglielmo Mangiapane
Ver comentários

Publicada em  

Por Alberto Chiumento

(Reuters) - O número de italianos que optam pela cremação no final de suas vidas aumentou fortemente nos últimos 30 anos à medida que mudanças culturais, custos e uma sociedade mais secular reduziram a preferência pelo enterro tradicional.

Por muito tempo, os italianos preferiram o sepultamento do falecido, seja debaixo da terra ou em um túmulo, refletindo a influência da Igreja Católica. Antes vista como um desafio aos costumes religiosos e familiares, a cremação agora se tornou uma opção mais aceita.

Em 2023, 252.075 pessoas foram cremadas na Itália, representando 38% do total de mortes, um aumento acentuado em relação aos menos de 3% em 1995, quando a associação do setor funerário Utilitalia SEFIT começou a coletar dados.

O Dia de Finados, em 2 de novembro, continua sendo um momento para visitar os túmulos de parentes, mas é menos provável que os italianos prestem suas homenagens em outras ocasiões.

'As visitas rotineiras aos cemitérios deixaram de ser uma atividade semanal ou mensal, pois agora vivemos em uma sociedade que tem menos propensão a se envolver com o reino da morte', disse Alessandro Gusman, professor de Antropologia Cultural da Universidade de Turim.

A Igreja Católica decidiu em 1963 que um funeral cristão poderia ser oferecido àqueles que estão sendo cremados, uma prática que era proibida anteriormente. A orientação do Vaticano é que as cinzas sejam armazenadas em locais sagrados, como igrejas ou cemitérios.

Muitos italianos optam pela cremação porque deixar as urnas de cinzas nos nichos dos cemitérios requer menos manutenção e tempo do que após enterros tradicionais, reduzindo o fardo sobre parentes e o risco de negligência.

'É por isso que dizemos que a cremação é agora uma escolha compartilhada com a família e os entes queridos, enquanto há muitos anos era frequentemente uma forma de ir contra eles', disse Cristina Vargas, diretora científica da Fondazione Fabretti, que se concentra em questões relacionadas à morte e práticas funerárias.

A cremação é geralmente mais barata do que o sepultamento. Fornecida principalmente por empresas privadas, o preço máximo em 2023, regulamentado pelo Ministério da Saúde da Itália, era de 731 euros para uma cremação. O preço de um enterro chega a milhares de euros.

Outro fator motivador é evitar que o corpo seja desenterrado, retirado de um espaço do cemitério, acima ou abaixo do solo, o que na Itália é obrigatório na maioria dos casos após 10 ou 20 anos e pode ser traumático para os parentes que comparecem ao evento.

(Reportagem de Alberto Chiumento, reportagem adicional de Romolo Tosiani)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

20 H
  1. Home
  2. noticias
  3. taxas de cremacao aumentam na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.