Taylor Swift pode ficar bilionária com sua próxima turnê
‘The Eras Tour’ começa em março de 2023 e já tem todas as datas esgotadas
Publicada em
Taylor Swift pode ser a primeira pessoa a se tornar bilionária exclusivamente através da música. Foi o que indicou um artigo da revista Forbes, que analisou o faturamento da cantora pela turnê ‘The Eras Tour’. A matéria estima que ela arrecadará seiscentos e vinte milhões de dólares com o projeto.
O valor foi determinado pelo professor e coordenador do programa de indústria musical da Northeastern Univeristy, David Herlihy. Em entrevista à Forbes, ele destacou que a receita da artista vem dos quinhentos e noventa e um milhões de dólares em ingressos vendidos em combinação com oitenta e sete milhões de dólares em mercadorias que estarão disponíveis nos estádios. Ela deve receber de 100% a 110% do valor das vendas.
“Seu promotor deveria ficar feliz em pagar mais a ela porque ele não tem que assumir nenhum risco de que seus shows não se esgotem”, explica. Ainda restam cento e setenta mil bilhetes a serem vendidos, segundo a Billboard. A média de preço foi duzentos e quinze dólares por entrada – aproximadamente mil e cem reais.
Considerando gastos inevitáveis, como impostos, aluguel do local e segurança, Herlihy acredita que Swift ficará com ao menos quatrocentos e sessenta e cinco milhões de dólares para si mesma. Isso porque ela dividirá os lucros com a empresa que vende seus ingressos, a Ticketmaster. O estabelecimento controla 70% do mercado, e já garantiu até treze milhões de dólares em taxas comerciais.
Mesmo dividindo seus ganhos, Swift está perto de se tornar a artista mulher com a maior bilheteria registrada na história. Atrás dela vem a icônica Madonna, cuja turnê ‘Sticky & Sweet’ de 2008 e 2009 arrecadou quatrocentos e sete milhões de dólares.
De acordo com a Forbes, Swift já possui um patrimônio de quinhentos e setenta milhões de dólares. Somando a receita esperada, ela pode se tornar a primeira bilionária cuja receita partiu somente da música.
Sua próxima turnê tem o início marcado para o dia 13 de março de 2023 na cidade de Glendale, nos Estados Unidos. 51 paradas depois, ela irá encerrar a jornada na Califórnia, em 9 de agosto. A viagem divulgará o último álbum de Taylor, ‘Midnights’, ao mesmo tempo em que revisitará canções marcantes da sua carreira.
Logo após a abertura das vendas em novembro deste ano, a Ticketmaster adiou a compra oficial dos bilhetes porque a plataforma estava instável. O site registrou mais de dois milhões de ingressos comprados num mesmo dia, batendo o recorde de qualquer outro artista.
Veja também:
ARTISTA DA SEMANA: JOSS STONE É DESTAQUE NA PROGRAMAÇÃO
TAYLOR SWIFT ASSINA CONTRATO PARA ESCREVER E DIRIGIR LONGA-METRAGEM
Descontos especiais para distribuidores
Escrito por Hadass Leventhal
SALA DE BATE PAPO