Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

#TBT: B. B. King faria 97 anos

O maior guitarrista do blues marcou grandes nomes da música e criou tendências

Placeholder - loading - Imagem/Divulgação: B. B. King em apresentação de show.
Imagem/Divulgação: B. B. King em apresentação de show.

Publicada em  

B.B. King faria 97 anos e sua influência é imensurável. Se na década de 70 e 80 algum guitarrista fez história, como Eric Clapton e Jimi Hendrix, foi inspirado pelos solos e harmonias de B.B. King.

Lucille o acompanhou quase durante toda a carreira, nos estúdios e palcos. Lucille era sua guitarra, uma Gibson semiacústica preta com captadores duplos. Em 2022 a Gibson lançou uma edição limitada de uma reedição de Lucille. Uma guitarra importantíssima, conta-se que uma vez King entrou em um prédio em chamas para resgatar Lucille.

Confira o vídeo exposição sobre o instrumento.

King marcou o blues e foi coroado como seu rei. B.B King desenvolveu solos rápidos e com muitas notas, mas também marcou a música com construções mais lentas que caprichavam na reverberação das notas e composição das frases. Nessa fase, “The Thirll is Gone” é uma das canções mais famosas.

Confira a faixa

King deu seus primeiros passos no rádio participando de programas. Saiu disso para ter tocado em mais de 90 países que vão da Europa para a América do Sul (incluindo Brasil), passando pela África.

Considerando toda sua carreira, King foi eleito o 6 melhor guitarrista do mundo pela Rolling Stone. Em 2006 recebeu a medalha residencial da liberdade do Bush pai, em 2004 foi PHD honorário da universidade do Mississipi e foi premiado pelo Conservatório Sueco Real. Isso sem contar os diversos Grammys que B.B. King ganhou entre 1971 e 2006, foram 20 indicações e 15 vitórias. Produto de seus 43 álbuns.

Um de seus maiores legados, o B.B. King’s Blues Club em Menphis que abriu em 1991. Junto a outras unidades a casa se tornou um santuário para o blues, dando espaço para o clássico e o novo em um mesmo lugar que homenageia aquele que foi o maior guitarrista do blues.

King passou pela Casa Branca em 2012 para o show "In Performance at the White House: Red, White and Blues". Na ocasião cantou com o presidente Obama a canção “Sweet Home Chicago”

Durante a vida casou-se 2 vezes, mas como, na época, fazia 250 shows por ano ambos casamentos deram errado. Mesmo assim, com outras mulheres, teve cerca de 18 filhos, mas exames da época apontaram infertilidade do músico. Em 2016 uma briga de 11 dos filhos com o empresário acusou este de excluir os herdeiros do testamento. Estima-se que as posses de King estejam entre 30 e 40 milhões de dólares

No campo filantrópico, B.B King se apresentou em presídios e participou de programas de ressocialização de presos. Em 2002 King ajudou a fundar a ONG Little Kids Rock. A organização fornece instrumentos e aulas para crianças de baixa renda.

Quando foi diagnosticado com diabetes, King se tornou uma voz pela conscientização da doença que, em 2015 o mataria. O músico foi enterrado no B.B King Museum, em Indianola, cidade natal artista.

King se foi, mas em seu reino não se tornou uma lembrança.

Veja também

ARQUIVO MUSICAL: SILK SONIC MARCA O RETORNO DO QUADRO

DAVID BOWIE FAZIA SHOW HISTÓRICO NO BRASIL HÁ 30 ANOS

Descontos especiais para distribuidores

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. tbt b b king faria 97 anos

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.