Tecnologias podem obter água potável do ar
Aparelhos são tipos de desumidificadores adaptados
Publicada em
Hoje, existem empresas que tentam obter água adequada para o consumo de formas diferentes. Um exemplo disso, é o uso dos dispositivos emergentes da "água do ar" (Water from Air- WFA em inglês).
Aliás, todo o ar, dos desertos áridos até as cidades úmidas, contém vapor. De acordo com estimativas, em todo o globo, o ar úmido contém 12.900 quilômetros cúbicos de água. Isso se trata da umidade do ar, que o ser humano respira.
Tal conceito não é muito novo, levando em consideração que já existe um aparelho com essa função: os desumidificadores. Porém, a água proveniente da tecnologia não está limpa.
Há muitas companhias que estão adaptando os desumidificadores para obter água potável.
Os aparelhos mecânicos possuem bobinas de metal, cheias de um gás, que cria um ponto de condensação (a temperatura a qual o vapor da água se satura e passa de um estado gasoso a um líquido).
O vapor de água que entra no WFA se condensa, mas uma vez coletado, é filtrado, esterilizado por uma luz ultravioleta, mineralizado e armazenado em um tanque de qualidade alimentício, assim, o líquido fica pronto para a ingestão. Já imaginou, se usado em larga escala, o recurso poderia ajudar a solucionar certos problemas de ordem global.
SALA DE BATE PAPO