Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Telescópio Webb revela clima inclemente em anãs marrons cósmicas

Placeholder - loading - Ilustração mostra a anã marrom mais próxima da Terra  ESO-I. Crossfield-N. Risinger/via REUTERS
Ilustração mostra a anã marrom mais próxima da Terra ESO-I. Crossfield-N. Risinger/via REUTERS
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Will Dunham

WASHINGTON (Reuters) - O primeiro relatório meteorológico de duas anãs marrons -- corpos celestes maiores do que planetas, mas menores do que estrelas -- mais próximas a nós acaba de ser produzido.

O clima lá é inclemente, para dizer o mínimo: incrivelmente quente, com um coquetel tóxico vagando pela atmosfera e com nuvens de partículas de silicato próximas a tempestades de areia do Saara.

Pesquisadores usaram os registros do telescópio espacial James Webb para realizar uma pesquisa detalhada das condições atmosféricas nas anãs marrons, especificamente um par que orbita a cerca de seis anos-luz da Terram -- medida considerada próxima em escala cósmica. Um ano-luz é a distância que a luz leva para viajar em um ano, ou seja, 9,5 trilhões de quilômetros.

As informações fornecidas pelo Webb fornecem uma visão tridimensional de como o clima muda durante a rotação da anã marrom -- a maior das duas levando sete horas e a menor, cinco -- com múltiplas camadas de nuvens encontradas em diferentes profundidades atmosféricas.

As atmosferas das duas anãs marrons são dominadas por hidrogênio e hélio, com pequenas quantidades de vapor de água, metano e monóxido de carbono. A temperatura nas suas nuvens chega ao máximo a 925 graus Celsius, valor similar a uma chama de vela comum.

'Neste estudo, criamos o mapa meteorológico mais detalhado de qualquer anã marrom já visto”, disse a astrônoma Beth Biller, do Insituto de Astronomia da Universidade de Edinburgh, autora principal do estudo publicado na segunda-feira no jornal acadêmico Monthly Notices, da Sociedade Real de Astronomia.

Anãs marrons não são nem estrela, nem planeta, mas algo intermediário. Elas emitem a sua própria luz graças ao tamanho calor que possuem -- 'exatamente como é possível ver um carvão avermelhado por conta de quão quente está', disse Biller. É esta luz que os pesquisadores investigaram com o Webb. Ao contrário das estrelas, as anãs marrons não têm fusão nuclear em seus núcleos.

'Como planetas, mas ao contrário das estrelas, as anãs marrons também possuem nuvens que são feitas de precipitados em sua atmosferas. Ocorre que, ainda que exista nuvens de água na terra, as nuvens das anãs marrons são muito mais quentes e provavelmente feitas de partículas de silicato quentes -- algo como uma tempestade de areia muito quente do Saara', disse Biller.

O atual consenso científico é que as anãs marrons se formaram de grandes nuvens de gás e poeira como as estrelas, mas não possuem massa suficiente para ter fusão nuclear. A sua composição é parecida com planetas gigantescos de gás como Júpiter, o maior do nosso sistema solar. A sua massa é até 80 vezes maior do que a de Júpiter. Só para comparação, a massa do sol é cerca de 1 mil vezes maior do que a de Júpiter.

As duas anãs marrons analisadas pelo Webb se formaram cerca de 500 milhões de anos atrás. Cada uma delas têm o diâmetro comparável com o de Júpiter, mas uma é 35 vezes maior do que Júpiter e a outra é 30 vezes maior.

Anãs marrons são relativamente comuns. Cerca de 1 mil são conhecidas, ante mais de 5 mil exoplanetas. O Webb examina o cosmo prioritariamente utilizando infravermelho, enquanto o telescópio Hubble, seu predecessor, fazia análise de ondas óticas e ultravioletas.

'As atmosferas das anãs marrons são altamente complexas. O Webb fornece um enorme salto na nossa capacidade de entende-las ao fornecer uma sensibilidade e uma faixa de comprimento de onda sem precedentes', disse a astrônoma e coautora do estudo Johanna Vos, do Trinity College, em Dublin, na Irlanda.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. telescopio webb revela clima …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.