Terminal Tipi, da VLI, prevê movimentar perto de 1 mi t em 2023 ao completar 10 anos
Publicada em
Por Marta Nogueira
RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Terminal Integrador de Pirapora (Tipi), em Minas Gerais, deverá movimentar perto de 1 milhão de toneladas de carga neste ano, quando completa 10 anos, superando o volume de 2022 de 832,4 mil toneladas, diante principalmente das safras históricas de soja e milho do Brasil, informou a proprietária VLI nesta sexta-feira em nota à Reuters.
A expectativa da VLI, no entanto, é que o volume previsto para esse ano no Tipi ainda fique abaixo do recorde registrado em 2015, de 1,054 milhão de toneladas, que poderá ser ultrapassado em 2024.
'Em 10 anos, o terminal já movimentou cerca de 8 milhões de toneladas, volume alcançado em razão da parceria com clientes estratégicos, automação de processos rodoviários e preparativos para as safras recordes', afirmou a companhia de soluções logísticas VLI, que tem a mineradora Vale como principal acionista.
O Tipi realiza o carregamento das commodities do agronegócio provenientes da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
O principal destino dos grãos é o Terminal Portuário de Produtos Diversos, operado pela VLI no Espírito Santo, em uma das saídas mais eficientes e econômicas de soja e de outros produtos agrícolas para os mercados europeu e japonês, entre outros destinos, em operações que envolvem algumas das principais tradings do agronegócio brasileiro.
Em sua estrutura, o Tipi conta com dois silos com capacidade estática para seis mil toneladas, tulha de carregamento para dois vagões simultâneos e sistema em modelo de pera para carregamento ferroviário.
Essa infraestrutura permite a expedição de cinco mil toneladas em 90 vagões separados em duas composições, além do recebimento de seis mil toneladas por dia.
(Por Marta Nogueira)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO