Tesla planeja Model Y de seis lugares, com produção prevista para 2025 na China
Publicada em
Atualizada em
XANGAI (Reuters) - A Tesla planeja produzir uma variante de seis lugares do utilitário elétrico Model Y, seu veículo mais vendido, na China a partir do final de 2025, disseram duas fontes com conhecimento direto do assunto.
A Tesla pediu aos fornecedores que se preparem adequadamente para um aumento de dois dígitos na produção do Model Y na fábrica de Xangai, disse uma das fontes. A Tesla não comentou o assunto.
Não ficou claro como a Tesla aumentará a produção na fábrica, que está aguardando aprovação para uma expansão de 70 hectares sobre áreas que antes eram ocupadas por terras agrícolas. A empresa já registrou um aumento anual de 6% nas vendas do Model 3 no mercado interno e externo entre janeiro e junho, impulsionado pelo lançamento de uma versão renovada do carro no ano passado.
A Tesla lançou o Model Y em 2020 e o tem renovado em um projeto apelidado de 'Juniper'. Essa variante terá cinco lugares e será lançada no início de 2025, em vez de neste ano, conforme planejado inicialmente, disse a segunda fontes.
O acréscimo de uma variante de seis lugares ressalta a pressão exercida pelos rivais domésticos na China, enquanto nos EUA a Tesla está priorizando a tecnologia de direção autônoma e o desenvolvimento de táxis sem motorista.
Esses rivais revelaram pelo menos quatro concorrentes do Model Y este ano, incluindo o Onvo L60, da Nio, e o 7X, da Zeekr, com interiores mais espaçosos e preços inferiores aos dos modelos principais.
O crossover Model Y é o carro mais vendido na China entre todos os tipos de motorização, com vendas de 207.800 veículos de janeiro a junho, embora o sedã Seagull, da BYD, esteja se aproximando.
A Tesla espera que as vendas na China aumentem no terceiro trimestre devido ao forte crescimento em cidades menores. As vendas também podem receber um impulso com a introdução do recurso Full Self-Driving planejado para a China até o final do ano.
A Tesla vende um Model Y de sete lugares nos EUA, mas uma terceira fileira apertada o tornaria impopular na China, disseram as fontes.
'Não é grande o suficiente nem mesmo para um cachorro de grande porte', disse uma das fontes.
(Por Zhang Yan e Casey Hall)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO