Testes com Li-Fi são feitos na Europa
Tecnologia, que consegue transmitir internet através da luz, aparenta ter inúmeras vantagens; Veja
Publicada em
Você já ouviu falar na tecnologia Li-Fi, lâmpadas capazes de transmitir internet por meio da luz, no lugar das ondas de rádio? A Philips, inclusive, já possui esse tipo de produto.
As lâmpadas de LED são semelhantes as que as pessoas têm em casa, ou no trabalho, mas, na verdade, estão equipadas para transmitir informações e atingiram, em experimentos, picos de conexão de até 220 Gbps.
Em 2016, a instalação dessa tecnologia em 245 estações do metrô de Paris foi proposta, por mais que, ainda os habitantes não estão contando com o recurso, já foram realizados testes de como isso poderia auxiliar cegos a se deslocarem dentro desses ambientes. Com o uso da função, parece ser mais fácil se locomover, a luz ajuda, principalmente quando o GPS falha.
Benefícios
Uma vantagem: é um modo mais seguro do que o Wi-Fi, já que não cruza as paredes.
De acordo com o pesquisador francês, Suat Topsu, outro ponto positivo seria que a sociedade já conta com uma infraestrutura existente, as lâmpadas. Porém, seria necessário trocar cada uma para um LED compatível, o que representa um investimento considerável e é claro, para isso, é preciso ter também mão de obra especializada.
O alcance é uma das limitações, contudo, o Li-Fi reduz à exposição dos usuários à radiação eletromagnética.
SALA DE BATE PAPO