Testes de bancos centrais fomentam expectativas por pagamentos instantâneos globais
Publicada em
Atualizada em
LONDRES (Reuters) - Um ano de testes conduzidos por bancos centrais na Itália, Malásia e Cingapura fomentaram as expectativas de uma rede global de pagamentos instantâneos acessível ao toque de um telefone celular.
A capacidade de enviar dinheiro de forma rápida e barata ao redor do mundo há muito tempo é vista como uma espécie de 'santo graal' para autoridades devido às supostas vantagens que trará tanto para as pessoas quanto para as empresas.
As transferências atuais são retardadas pela multiplicidade de mais de 60 diferentes redes de pagamento instantâneo, de modo que os bancos centrais envolvidos nos novos testes estão trabalhando em maneiras de melhorar o processo.
O Banco de Compensações Internacionais (BIS), o órgão de supervisão dos bancos centrais, que acompanhou os testes do 'Nexus', disse que os três países envolvidos enviaram pagamentos entre si com sucesso, usando apenas números de telefone celular.
Olhando para o futuro, o BIS disse que mais testes serão realizados pela Indonésia, Malásia, Filipinas, Cingapura e Tailândia, com a expectativa de que 'o Nexus possa eventualmente ser implementado globalmente'.
(Por Marc Jones)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO