Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

The Killers Superam Oasis e Atingem Marco Histórico

Mr Brightside completa oito anos consecutivos na parada Top 100 do Reino Unido, sem ter conquistado o posto de número 1

Placeholder - loading - Imagem/distribuição
Imagem/distribuição

Publicada em  

Há 20 anos, The Killers saiu de sua jaula e tem ido muito bem. O hino do indie rock Mr Brightside acabou de bater um recorde no Reino Unido, ultrapassando a banda Oasis.

A Official Charts Company confirmou que Mr Brightside é o single que esteve presente por mais tempo entre os 100 melhores do Reino Unido sem nunca ter alcançado o posto de número 1 das paradas, tomando o lugar de Wonderwall. Já são quase oito anos, exatamente 408 semanas, permanecendo no Top 100 da Official Singles Chart, tornando-se o hit mais duradouro dessa categoria.

No entanto, a canção divulgada no álbum de estreia da banda – “Hot Fuss” – chegou ao Top 10 das paradas naquela época. E sua importância na cultura do país é tamanha que há quem classifique a música como “hino nacional da Grã-Bretanha”.

Além disso, o tempo que se passou entre o lançamento e os dias de hoje não diminuiu a quantidade de ouvintes.

As estatísticas comprovam que não há sinais de desaceleração. 2023 foi o maior ano de streams da faixa, com 79,97 milhões de reproduções, e em 2024 a faixa está acelerando ainda mais, com a média combinada de vendas semanais e streams de Mr Brightside subindo 23% em relação ao ano anterior.

De acordo com a Official Charts Company, a música conquistou o posto de canção mais popular da história do Reino Unido, com um total de 5,57 milhões de unidades vendidas e reproduzidas. Detalhando os números, 1,066 milhão de unidades foram vendidas em formato físico, enquanto 530.340.000 reproduções foram contabilizadas nas plataformas de streaming.



A história por trás da canção

Infelizmente – ou felizmente – Brandon Flowers baseou-se em uma experiência própria para compor o maior hit da banda. No início de 2001, ele visualizou uma cena que marcaria a sua vida para sempre. “Eu estava dormindo e sabia que algo estava errado”, disse ele numa entrevista à Q Magazine. “Eu tenho esses instintos. Fui ao Crown and Anchor, um bar em Las Vegas, e minha namorada estava lá com outro cara”.

A força dos sentimentos ressoavam com tal grandeza que precisaram ser externalizadas. Concomitantemente, Flowers respondeu a um anúncio de “procura-se um cantor” publicado pelo guitarrista Dave Keuning, e juntos eles desenvolveram a música.

A partir de acordes já prontos de Keuning, Brandon fez a letra. Em seguida, conheceram o baterista Ronnie Vannucci Jr. que deu vida à música com uma batida vibrante, o elemento crucial da canção.

Keuning contou essa história no livro The Killers: Days & Ages: “Eu tocava, o Brandon cantava como se fosse uma cabine de vocal e fazíamos pequenas demos. Naquele dia eu estava tocando minha Gibson SG dentro do guarda-roupas e esbarrei nesse riff.”


Imagem de conteúdo da notícia "The Killers Superam Oasis e Atingem Marco Histórico" #1
Toque para aumentar

Brandon Flowers e Dave Keuning em 2016

A música que narra uma história de superação não conquistou o público em massa logo de cara. Apenas quando relançada como single principal do álbum de estreia do The Killers, "Hot Fuss", no ano seguinte, ela finalmente alcançou o estrelato, chegando ao 10º lugar nas paradas americanas e britânicas. Desde então, tornou-se a canção mais tocada em seus shows e foi eleita a "Canção da Década" pelas rádios britânicas Absolute e XFM.

Brandon revela ter muito orgulho do fato da canção ter permanecido atemporal, e ainda diz que sente ela como parte de um todo, quase como se não fosse de sua autoria. “É engraçado, quase não me sinto mais parte disso. É simplesmente uma coisa que existe no mundo, e é incrível que eu tenha tido algo a ver com isso, mas quase me sinto um pouco afastado disso porque é tão grande.”

Confira as 10 maiores músicas do Reino Unido de todos os tempos que nunca chegaram ao número 1, segundo o Official Charts Company:


  1. Mr Brightside (The Killers, 2004) - 10° lugar
  2. Wonderwall (Oasis, 1995) - 2º lugar
  3. All Of Me (John Legend, 2014) - 2° lugar
  4. Take Me To Church (Hozier, 2013) - 2° lugar
  5. Fairytale of New York (The Pogues ft Kirsty Maccoll, 1987) - 2° lugar
  6. Castle On the Hill (Ed Sheeran, 2017) - 2° lugar
  7. Riptide (Vance Joy, 2013) - 10° lugar
  8. Pompeii (Bastille, 2013) - 2° lugar
  9. Let Her Go (Passenger, 2012) - 2° lugar
  10. Budapest (George Ezra, 2013) - 3° lugar


Veja também:

OASIS: FAIXA LIDERA LISTA DE MAIS VENDIDAS NA INGLATERRA

#TBT: EM 2000, OASIS CHEGAVA AO TOPO DA PARADA BRITÂNICA COM O ÁLBUM STANDING ON THE SHOULDERS OF GIANTS

Imagem de conteúdo da notícia "The Killers Superam Oasis e Atingem Marco Histórico" #2
Toque para aumentar

Descontos especiais para distribuidores


Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. the killers superam oasis e …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.