Todo mundo quer Bolsonaro no 2º turno porque ele 'perde para qualquer um', diz Alckmin
Publicada em
(Reuters) - O candidato do PSDB à Presidência, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quarta-feira que 'todo mundo' quer disputar o segundo turno das eleições contra o Jair Bolsonaro, adversário do PSL, porque ele 'perde para qualquer um'.
'O que todo mundo quer é o Bolsonaro no segundo turno, porque ele perde para qualquer um. Agora vamos trabalhar para chegar ao segundo turno e vamos chegar', disse Alckmin a jornalistas.
Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta, mostra Bolsonaro como líder nas intenções de voto ao Palácio do Planalto no cenário sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas nas simulações de segundo turno o deputado perde em vários possíveis confrontos, inclusive para o tucano.
Líder nas pesquisas e preso desde abril, o petista deve ter a candidatura ao Palácio do Planalto barrada pela Lei da Ficha Limpa. Ele foi condenado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) por corrupção e lavagem de dinheiro no processo do tríplex do Guarujá (SP).
Alckmin --que fechou a maior aliança partidária para outubro, com nove partidos-- minimizou seu desempenho no levantamento. Na sondagem com a presença de Lula, registrou 6 por cento e sem o ex-presidente, 9 por cento.
'A campanha vai começar mesmo dia 31, quando começa o horário do rádio e na televisão. Estamos otimistas para chegar ao segundo turno', disse ele, que cumpriu agenda no interior do Tocantins.
O tucano afirmou que vai trabalhar para chegar ao segundo turno e citou o fato de que os números de pesquisas em Tocantins a 15 dias de uma votação se mostraram muito diferentes do resultado da eleição.
Alckmin disse que acredita na campanha e no julgamento dos eleitores. 'Política você não obriga, você conquista', disse.
(Por Ricardo Brito, em Brasília)
Escrito por Thomson Reuters
SALA DE BATE PAPO