Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Toffoli diz que Forças Armadas não apoiarão golpe no Brasil

Placeholder - loading - 10/12/2019 REUTERS/Adriano Machado
10/12/2019 REUTERS/Adriano Machado
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Flavia Marreiro

SÃO PAULO (Reuters) - O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli descartou nesta sexta-feira a possibilidade de um golpe de Estado no Brasil com apoio das Forças Armadas, porque julga que os militares avaliam os prejuízos que esse movimento traria para a própria caserna.

Toffoli disse responder à pergunta 'vai ter golpe?' feita por jornalistas estrangeiros antes de sua fala em um evento em São Paulo. Os questionamentos surgem na esteira dos seguidos ataques, sem provas, do presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) ao sistema eleitoral, com endosso de parte da cúpula militar.

'Não vai ter golpe. As nossas Forças Armadas são instituições que sabem muito bem o preço que elas pagaram quando ficaram no poder por muito tempo', disse o ministro, que evita chamar a ruptura democrática de 1984 a 1985 como fruto de um golpe de Estado.

Durante seminário sobre o equilíbrio entre os Poderes promovido pelo think tank empresarial Esfera Brasil na capital paulista, Toffoli ponderou ainda que não basta o repúdio a movimentos antidemocráticos.

'Para além... de nós refutarmos aqueles movimentos que são antidemocráticos, nós temos que compreender porque um segmento tem críticas às instituições', disse.

Toffoli fez também uma enfática defesa das urnas eletrônicas, afirmando que elas são seguras e que é uma 'perda de tempo' a discussão em torno delas. O ministro do Supremo falou ao lado dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira.

Pacheco acompanhou a defesa da segurança das urnas eletrônicas, assim como Lira e Nogueira, e todos disseram avaliar que o eleito pelo voto nas urnas eletrônicas será empossado.

No entanto, o ministro de Bolsonaro e Lira, que também é um aliado-chave do presidente, tentaram não melindrar o chefe do Executivo ao fazer ponderações e cobranças às urnas e ao processo eleitoral. Nogueira disse que a urnas podem não ser 'invioláveis para sempre'. Já Lira afirmou que 'transparência nunca é demais'.

Apesar de as urnas eletrônicas nunca terem sido alvo de fraudes desde sua implementação, há 26 anos, Bolsonaro tentou, sem sucesso, aprovar o acréscimo de um voto impresso e pede mais medidas de auditoria do sistema por considerar as atuais insuficientes.

No evento, Lira, que lidera o Centrão, projetou que a eleição para o Legislativo deve resultar na manutenção de uma maioria de centro-direita no Congresso, com avanço de propostas de cunho liberal na economia, e citou a reforma administrativa.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. toffoli diz que forcas …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.