Toyota promete bateria com 1000 km de autonomia para 2027-28
Nova geração da montadora revolucionará o mercado internacional de BEVs
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445 quilômetros… esta é a distância entre as duas maiores capitais do país. Agora, já pensou se existisse um motor elétrico capaz de ir e voltar, de São Paulo ao Rio de Janeiro, sem precisar recarregar nenhuma vez sequer? Bom, esta realidade pode estar mais próxima do que você imagina!
Para 2026, a Toyota planeja estrear uma bateria de íons de lítio, com cerca de 800 km de autonomia. Para 2027-28, no entanto, as promessas são ainda maiores! Segundo detalhes divulgados pela montadora japonesa, uma super bateria de estado sólido está em desenvolvimento e, quando finalmente inaugurada, deverá ultrapassar 1000 km de autonomia, com uma única carga. Confira:
As baterias de estado sólido foram descobertas no século XIX, mas por uma série de complicações para a sua produção em massa, acabaram não sendo aplicadas de forma sistêmica no mercado.
Embora contassem com uma alta densidade energética e com uma rápida velocidade de carregamento, as baterias de estado sólido possuíam uma baixa durabilidade e um alto custo de produção.
Hoje, contudo, a Toyota parece ter encontrado uma solução. Agora, a montadora japonesa, sem indicar como, conseguiu finalmente superar estas adversidades e poderá revolucionar o mercado de BEVS (carros elétricos à bateria).
Com previsão para 2027-28, as baterias alternativas atingirão mais de 1000 km de alcance e poderão ser carregadas em aproximadamente 10 minutos. Além disso, a nova tecnologia aumentará a vida útil das baterias e poderá aprimorar a aerodinâmica dos automóveis.
As baterias de estado líquido convencionais, por sua vez, também serão melhoradas pela montadora. A marca divulgou que a nova geração de baterias de eletrólitos líquidos será dividida em 3 categorias - Popularização (600 km de autonomia), Desempenho (800 km de autonomia) e Alto Desempenho (1200 km de autonomia), e deverá ser inaugurada no mercado em 2026.
Ao todo, a marca pretende vender 3,5 milhões de carros elétricos por ano, até 2030. Destes, 1,7 milhões deverão ser oriundos desta nova geração de baterias.
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