Três cidades da Índia ficam entre as 10 mais poluídas do mundo após festival hindu
Publicada em
Por Tanvi Mehta
NOVA DÉLHI (Reuters) - Duas cidades da Índia se juntaram a capital do país, Nova Délhi, entre as 10 cidades mais poluídas do mundo nesta segunda-feira, com fumaça pesada no ar um dia depois que foliões soltaram fogos de artifício para o Diwali, o anual festival hindu das luzes.
Nova Délhi estava, como ocorre normalmente, em primeiro lugar. Seu índice de qualidade do ar (AQI) foi de 407, o que a coloca na categoria 'perigosa', de acordo com o grupo suíço IQAir.
O centro financeiro Mumbai ficou em sexto lugar, com um AQI de 157, enquanto Calcutá, no leste, ficou em sétimo, com um AQI de 154.
Um nível de AQI de 400 a 500 afeta as pessoas saudáveis e é perigoso para aquelas com doenças existentes, enquanto um nível de 150 a 200 traz desconforto para pessoas com asma, problemas pulmonares e cardíacos. Os níveis de 0 a 50 são considerados bons.
Uma espessa camada de fumaça começou a circular em Nova Délhi na noite de domingo, fazendo com que o índice de qualidade do ar (AQI) atingisse o alarmante valor de 680 um pouco depois da meia-noite.
Todos os anos, as autoridades proíbem fogos de artifício na capital, mas essas proibições raramente parecem ser aplicadas.
A qualidade do ar no norte da Índia se deteriora anualmente antes do inverno, quando o ar frio retém os poluentes de veículos, indústria, poeira de construção e queima de resíduos agrícolas.
As autoridades de Nova Délhi adiaram uma decisão anterior de restringir o uso de veículos depois que um breve período de chuva na sexta-feira trouxe um pouco de alívio após uma semana de ar tóxico.
O governo local disse que planeja manter a proibição das atividades de construção e as escolas fechadas para proteger as pessoas da poluição.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO