Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal do Zimbábue liberta opositores acusados de violência após eleição

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Tribunal do Zimbábue liberta opositores acusados de violência após eleição"
Ver comentários

Publicada em  

Por MacDonald Dzirutwe

HARARE (Reuters) - Um tribunal do Zimbábue libertou sob fiança nesta terça-feira 27 apoiadores da oposição que foram presos na semana passada acusados de fomentaram a violência após a vitória eleitoral do presidente Emmerson Mnangagwa em uma disputa contra o candidato de oposição Nelson Chamisa.

Seis pessoas morreram em uma ação repressiva do Exército na semana passada durante protestos contra o resultado da votação, em cenas que fizeram lembrar o longo governo de Robert Mugabe, deposto em novembro por um golpe militar e substituído por Mnangagwa.O magistrado Francis Vhitorini concedeu fianças de 50 dólares a cada um dos 27 membros do Movimento pela Mudança Democrática (MDC), os primeiros a serem presos por causa das manifestações violentas da semana passada.'A corte indicou que não considera nenhum deles como um fugitivo em potencial. O julgamento foi tão brilhante que ainda estamos tentando assimilá-lo', disse Denford Halimani, advogado do MDC.Chamisa e seus advogados devem anunciar ainda nesta terça-feira quando contestarão os resultados nos tribunais. Ele escreveu no Twitter que analisou indícios das zonas eleitorais que provam que ele venceu 'enfaticamente'.Ele afirmou que os números divulgados pela comissão eleitoral foram 'falsificados e inflados em favor do presidente em fim de mandato. Estamos prontos para a posse (e) formação do próximo (governo)'.O MDC disse que forças de segurança estão sequestrando seus membros em operações noturnas para intimidar o partido e impedi-lo de questionar a vitória de Mnangagwa na eleição presidencial.União Europeia, Estados Unidos, Canadá e Suíça disseram em um comunicado conjunto que estão preocupados com os episódios de violência pós-eleição e com a intimidação de apoiadores da oposição.'Estas violações de direitos humanos não têm lugar em uma sociedade democrática e violam os princípios fundamentais dos padrões internacionais de direitos humanos', afirmou o comunicado.O ministro de Relações Exteriores do Zimbábue negou estas acusações, dizendo a diplomatas que, se houvesse qualquer prova, os militares investigariam os casos.O Departamento de Investigações Criminais disse em um comunicado que a polícia está procurando o ex-ministro das Finanças e opositor Tendai Biti, o presidente do MDC, Morgen Komichi, e o líder jovem Happymore Chidziva, também do MDC, por sua ligação com a violência da semana passada.

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

10 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal do zimbabue liberta …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.