Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tribunal eleitoral da Guatemala descarta repetir eleições presidenciais

Placeholder - loading - Presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo 07/12/2023 REUTERS/Cristina Chiquin
Presidente eleito da Guatemala, Bernardo Arévalo 07/12/2023 REUTERS/Cristina Chiquin
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Sofia Menchu

CIDADE DA GUATEMALA (Reuters) - O Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Guatemala descartou nesta sexta-feira repetir as eleições presidenciais deste ano, após procuradores do Ministério Público afirmarem que o pleito em que o candidato anticorrupção, Bernardo Arévalo, foi eleito deveria ser anulado.

Dois promotores do Ministério Público haviam declarado que tentariam anular os resultados do primeiro turno de junho, no qual a ex-primeira-dama, Sandra Torres, e Arévalo foram os vencedores.

Em seguida, Arévalo ganhou o segundo turno realizado em agosto. Desde então, o Ministério Público conduziu batidas nos escritórios do partido de Arévalo, o Semilla, e do TSE em sua tentativa de investigar as eleições. Também solicitou a suspensão da imunidade de parlamentares próximos ao presidente eleito.

“Neste momento... os parlamentares e a chapa presidencial estão prontos para tomar posse em 14 de janeiro. Neste momento, não há como o Tribunal Supremo Eleitoral ordenar que as eleições sejam realizadas novamente”, disse a presidente do TSE, Blanca Alfaro.

“Quero ratificar, como magistrada titular e a título muito pessoal, que os resultados estão validados, oficializados e são inalteráveis”, acrescentou em entrevista coletiva.

Os procuradores alegam irregularidades no registro dos eleitores antes das eleições e entre as atas físicas e os resultados inseridos no sistema digital. A comunidade internacional tem criticado esmagadoramente a investigação, classificando-a como uma tentativa de impedir que Arévalo assuma o cargo em janeiro. Nesta sexta-feira, a Organização dos Estados Americanos (OEA) classificou como “golpe de Estado” a tentativa dos promotores.

'A Secretaria-Geral da Organização dos Estados Americanos condena a intenção de golpe de Estado por parte do Ministério Público da Guatemala', disse a OEA em um comunicado.

“A intenção de anular as eleições gerais do presente ano constituiu a pior maneira de rompimento democrático e a consolidação de uma fraude política contra a vontade do povo”, acrescentou.

Recentemente, quatro dos cinco juízes do TSE fugiram do país após terem sido privados de sua imunidade em relação ao caso.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

15 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tribunal eleitoral da …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.