Trump diz que está mais difícil querer negociar com o Irã
Publicada em
WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que está ficando mais difícil ele querer fazer um acordo com o Irã e que a situação pode virar para qualquer lado muito facilmente.
Ele fez os comentários aos repórteres na Casa Branca em um momento de tensões crescentes entre Teerã e potências ocidentais. Mais cedo nesta segunda-feira, o Irã disse que capturou 17 espiões da Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA) e condenou alguns à morte, mas Trump negou os relatos.
Os EUA abandonaram o acordo nuclear com o Irã, conhecido formalmente como Plano de Ação Conjunta Abrangente, e reativou sanções contra o país em maio de 2018 --Trump disse que o pacto não avançava o suficiente no que era preciso.
Desde então, ele disse publicamente que está aberto a conversas com líderes iranianos a respeito de questões nucleares e de segurança, mas Teerã disse não estar disposta a negociar enquanto as sanções vigorarem.
O anúncio do Irã veio horas antes de uma esperada resposta do Reino Unido à apreensão iraniana de um navio-tanque britânico.
(Por Roberta Rampton)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO