Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump promete responsabilizar Irã por novos ataques dos houthis

Placeholder - loading - Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres no Força Aérea Um 16/03/2025 REUTERS/Kevin Lamarque
Presidente dos EUA, Donald Trump, fala com repórteres no Força Aérea Um 16/03/2025 REUTERS/Kevin Lamarque
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

WASHINGTON (Reuters) - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira que responsabilizará o Irã por quaisquer ataques realizados pelo grupo Houthi que ele apoia no Iêmen, conforme seu governo expande a maior operação militar dos EUA no Oriente Médio desde que Trump retornou à Casa Branca.

Em resposta às ameaças do movimento Houthi à navegação internacional, os EUA lançaram uma nova onda de ataques aéreos no sábado. Nesta segunda-feira, a cidade portuária de Hodeidah, no Mar Vermelho, e a província de Al Jawf, ao norte da capital Sanaa, foram alvos de ataques, informou a TV Al Masirah, dirigida pelos houthis.

'Cada tiro disparado pelos houthis será considerado, a partir de agora, como um tiro disparado pelas armas e pela liderança do Irã, e o Irã será responsabilizado e sofrerá as consequências, e essas consequências serão terríveis', disse Trump em uma publicação na sua rede Truth Social.

A Casa Branca disse que a mensagem de Trump ao Irã era para que o país levasse os Estados Unidos a sério.

Pelo menos 53 pessoas foram mortas nos ataques, informou no domingo o Ministério da Saúde administrado pelos houthis. Cinco crianças e duas mulheres estavam entre as vítimas e 98 ficaram feridas, segundo o ministério. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente o número de vítimas.

Uma autoridade dos EUA disse à Reuters que os ataques podem continuar por semanas. Washington também aumentou a pressão das sanções sobre o Irã, conforme tenta levá-lo à mesa de negociações sobre seu programa nuclear.

Os houthis, um movimento armado que assumiu o controle das partes mais populosas do Iêmen, apesar de quase uma década de bombardeios liderados pela Arábia Saudita, lançaram vários ataques a navios em sua costa desde novembro de 2023, desorgoanizando o comércio global.

Uma autoridade dos Emirados Árabes Unidos transmitiu na semana passada uma carta de Trump propondo conversações nucleares com Teerã -- uma proposta que o líder supremo, aiatolá Ali Khamenei, rejeitou como um 'logro' de Washington.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã Esmaeil Baghaei disse nesta segunda-feira que Teerã responderia à carta 'após uma análise completa' da mesma.

Os houthis afirmam que seus ataques, que forçaram as empresas a redirecionar os navios para viagens mais longas e mais caras ao redor do sul da África, são em solidariedade aos palestinos enquanto Israel ataca Gaza.

Os EUA e seus aliados os caracterizam como indiscriminados e uma ameaça ao comércio global.

O líder houthi, Abdul Malik al-Houthi, disse no domingo que os militantes atacariam os navios norte-americanos no Mar Vermelho enquanto os EUA continuassem a atacar o Iêmen.

(Por Susan Heavey e Ismail Shakil)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. trump diz que eua …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.