Trump é considerado responsável por fraude em caso civil em Nova York
Publicada em
Por Jonathan Stempel e Karen Freifeld
NOVA YORK (Reuters) - Um juiz de Nova York concluiu que Donald Trump e sua empresa familiar inflaram de forma fraudulenta os valores de suas propriedades e outros ativos, em uma decisão que representa uma grande derrota para o ex-presidente dos Estados Unidos, e que pode prejudicar gravemente sua capacidade de fazer negócios no Estado.
A decisão contundente do juiz Arthur Engoron, do tribunal estadual de Nova York, em Manhattan, tornará mais fácil para a procuradora-geral do Estado, Letitia James, estabelecer valores para indenização em um julgamento agendado para o dia 2 de outubro.
Engoron também determinou o cancelamento dos certificados que permitiam que algumas das empresas de Trump, incluindo a Organização Trump, operassem em Nova York, e ordenou a nomeação de um administrador judicial para gerenciar a dissolução das empresas.
O juiz descreveu como Trump, seus filhos adultos Donald Jr. e Eric, a Organização Trump e outros réus elaboraram avaliações e inflaram o patrimônio líquido de Trump para atender às suas necessidades comerciais.
“Esse é um mundo de fantasia, não o mundo real”, escreveu Engoron.
O juiz também sancionou os advogados dos réus por apresentarem argumentos jurídicos 'absurdos' e por alimentarem a conduta 'ruidosa' dos seus clientes.
Trump e os outros réus argumentaram que nunca cometeram fraude e que as transações contestadas foram lucrativas. Eles planejam recorrer da decisão de Engoron.
“A decisão ultrajante de hoje está completamente desligada dos fatos e da lei vigente”, disse Christopher Kise, advogado de Trump, num comunicado. “O presidente Trump e sua família buscarão todos os recursos de apelação disponíveis para retificar este erro judiciário.”
James disse que espera apresentar o resto do seu caso no julgamento.
“É uma decisão devastadora”, disse Bill Black, acadêmico residente em regulamentação financeira na Faculdade de Direito da Universidade de Minnesota. Ele disse que o cancelamento de certificados comerciais pode prejudicar a capacidade de Trump de ganhar dinheiro.
“Se a decisão for mantida, eles terão de liquidar as LLCs, que na verdade detêm a enorme parte dos ativos”, disse Black, referindo-se às sociedades de responsabilidade limitada.
Trump está na liderança da corrida pela indicação presidencial republicana de 2024.
Numa publicação na sua plataforma Truth Social, Trump considerou 'ridículas e falsas' as acusações de que teria cometido uma fraude e acusou Engoron de ser um juiz a serviço de James, um democrata.
'Isto é uma guerra jurídica política democrata e uma caça às bruxas a um nível nunca antes visto', escreveu Trump. 'Se eles podem fazer isso comigo, podem fazer isso com VOCÊS!'
Trump tem afirmado repetidamente, sem provas, que as acusações de que é alvo são 'caça às bruxas'.
(Reportagem de Karen Freifeld, Jack Queen e Jonathan Stempel em Nova York)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO