Trump recorre de decisão que exige que Pence testemunhe em investigação sobre invasão do Capitólio
Publicada em
Por Sarah N. Lynch
WASHINGTON (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump recorreu de uma ordem da Justiça que exige que seu ex-vice-presidente, Mike Pence, seja testemunha na investigação de um procurador especial sobre o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio dos Estados Unidos, de acordo com reportagens da imprensa na segunda-feira.
Os advogados de Trump entraram com o recurso após uma decisão relacionada à investigação do Departamento de Justiça sobre os esforços para minar a eleição presidencial de 2020 que Trump, um republicano, perdeu para o democrata Joe Biden.
Na semana passada, Pence revelou que não recorreria da decisão de um juiz que exige que ele testemunhe a um grande júri federal sobre as conversas que teve com Trump que levaram ao ataque mortal ao Capitólio.
Em uma decisão de março, o juiz também disse que Pence ainda pode se recusar a responder a perguntas relacionadas a 6 de janeiro.
O procurador especial Jack Smith, nomeado pelo procurador-geral Merrick Garland em novembro para lidar com as duas investigações de Trump, está apresentando evidências a vários júris.
Em questão estão as tentativas de interferir na transferência pacífica de poder após a derrota de Trump nas eleições em novembro de 2020 para Biden e a retenção de documentos confidenciais por Trump em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, após deixar o cargo em janeiro de 2021.
(Reportagem de Kat Jackson e Doina Chiacu)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO