Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Trump se declara inocente em caso de documentos federais

Placeholder - loading - Ex-presidente dos EUA  Donald Trump 10/06/2023 REUTERS/Jonathan Drake
Ex-presidente dos EUA Donald Trump 10/06/2023 REUTERS/Jonathan Drake
Ver comentários

Publicada em  

Por Jack Queen e Jacqueline Thomsen

MIAMI (Reuters) - O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou-se inocente nesta terça-feira das acusações criminais federais de que teria guardado ilegalmente documentos de segurança nacional quando deixou o cargo e mentido para autoridades que tentaram recuperá-los.

A declaração de Trump, apresentada ao juiz Jonathan Goodman em um tribunal federal em Miami, estabelece uma batalha legal que provavelmente acontecerá nos próximos meses, enquanto o republicano faz campanha para reconquistar a Presidência nas eleições de novembro de 2024. Especialistas dizem que pode levar um ano ou mais até que um julgamento ocorra.

Trump, vestindo um terno azul e gravata vermelha, franziu a testa e recostou-se na cadeira, mas não falou durante a audiência, que durou 47 minutos.

Ele foi autorizado a deixar o tribunal sem condicionantes ou restrições de viagem e nenhuma fiança em dinheiro foi exigida. Goodman determinou que Trump não tem permissão para se comunicar com possíveis testemunhas no caso.

O assessor de Trump Walt Nauta, que também é acusado no caso, compareceu ao tribunal ao lado de Trump, mas não terá que apresentar uma declaração até 27 de junho porque não tem um advogado local. Ele também foi liberado sem pagar fiança e recebeu ordem de não falar com outras testemunhas.

Os apoiadores entoavam 'Nós amamos Trump' quando sua comitiva deixou o tribunal às 15h55 (16h55 no horário de Brasília), cerca de duas horas depois de chegar.

Esta foi a segunda ida de Trump a um tribunal nos últimos meses. Em abril, ele se declarou inocente das acusações estaduais em Nova York decorrentes do pagamento de um suborno a uma atriz pornô.

Trump é o primeiro ex-presidente dos EUA a ser acusado de crimes federais.

As autoridades se prepararam para possíveis episódios de violência, relembrando o ataque de 6 de janeiro de 2021 ao Capitólio, mas o prefeito de Miami, Francis Suarez, disse a repórteres que não houve nenhum problema de segurança.

Trump tem proclamado repetidamente sua inocência e acusou o governo do presidente democrata Joe Biden de tê-lo como alvo.

Durante uma parada no Versailles, um restaurante cubano, após a audiência, Trump disse a seus apoiadores que os Estados Unidos estavam 'manipulados', 'corruptos' e 'em declínio'.

'Temos um governo que está fora de controle', disse ele. A comunidade cubano-americana da Flórida é um bloco eleitoral republicano substancial no Estado.

Ele então voou de volta em seu jato particular para seu clube de golfe em Nova Jersey, onde deveria se dirigir aos apoiadores às 21h15 (no horário de Brasília).

O procurador especial Jack Smith acusa Trump de colocar em risco segredos nacionais ao levar milhares de documentos confidenciais com ele quando deixou a Casa Branca em janeiro de 2021, e armazená-los de maneira aleatória em sua propriedade em Mar-a-Lago, na Flórida, e em seu clube de golfe em Nova Jersey, de acordo com a acusação de um grande júri divulgada na semana passada.

Esses documentos incluíam informações sobre o programa nuclear dos EUA e possíveis vulnerabilidades no caso de um ataque, afirma a acusação.

O indiciamento com 37 acusações alega que Trump mentiu para funcionários do governo que tentaram recuperar os documentos.

A acusação também alega que Trump conspirou com Nauta para manter documentos sigilosos e escondê-los dos investigadores. Nauta trabalhou para Trump na Casa Branca e em Mar-a-Lago.

Os problemas legais de Trump não prejudicaram sua posição com os eleitores republicanos.

Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada na segunda-feira mostrou que Trump ainda lidera os rivais para a indicação republicana para a eleição presidencial de 2024 por uma ampla margem, e 81% dos eleitores republicanos acreditam que as acusações têm motivação política.

(Reportagem adicional de Rami Ayyub, Sarah N. Lynch, Susan Heavey, Julia Harte, Tyler Clifford, Doina Chiacu e Luc Cohen)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

OS MOMENTOS MARCANTES DO MET GALA 2025

O Met Gala 2025, conhecido como o Oscar da Moda, aconteceu na noite de 5 de maio no icônico Metropolitan Museum of Art, em Nova York, e trouxe à tona um dos temas mais potentes dos últimos anos: “Feito sob Medida para Você”, em conexão com a nova exposição do Instituto do Figurino, “Superfine: Tailoring Black Style” (Superfino: A Alfaiataria do Estilo Negro), uma celebração da alfaiataria afrodescendente e da estética do dandismo negro.

O evento foi co-presidido por Pharrell Williams, A$AP Rocky, Lewis Hamilton, Colman Domingo e a eterna curadora Anna Wintour, com LeBron James como presidente honorário. A proposta deste ano reforçou a valorização da identidade negra por meio da moda, destacando a sofisticação, resistência e elegância das comunidades afrodescendentes ao longo da história.

O que acontece durante a cerimônia do Met Gala

Após o glamouroso tapete vermelho, onde celebridades exibem trajes criados especialmente para o tema do ano, os convidados do Met Gala participam de um jantar formal, seguido pela abertura exclusiva da exposição de moda no The Costume Institute do Metropolitan Museum. O evento também inclui discursos, apresentações musicais e momentos de confraternização entre os maiores nomes da música, moda, cinema, arte e cultura contemporânea. Diferente de premiações tradicionais, não há entrega de prêmios: o foco está no encontro de grandes criadores e ícones em torno da arte e da moda como expressão cultural.

Diana Ross, Madonna e Rihanna dominam os holofotes com aparições icônicas

Três momentos marcaram fortemente o tapete vermelho do Met Gala 2025, concentrando a atenção da imprensa internacional:

O significado por trás do tema "Superfine: Tailoring Black Style"

O tema do Met Gala 2025 explorou como a moda negra, especialmente o dandismo e a alfaiataria refinada, tem sido historicamente uma forma de afirmação cultural e resistência política. A exposição correspondente investiga como desde o século XVIII, a moda tem servido como ferramenta de subversão e construção de narrativas negras no Ocidente.

Um Met Gala histórico para a moda e a cultura negra

Com um dos temas mais socialmente engajados da década, o Met Gala 2025 ficará marcado como um divisor de águas na forma como a moda celebra e amplifica vozes negras. Da gravidez de Rihanna à presença inesperada de Madonna, a edição deste ano reafirmou a importância do evento como palco de arte, ativismo e espetáculo.

4 H
  1. Home
  2. noticias
  3. trump se declara inocente em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.