Tufão Koinu atinge Taiwan com chuvas torrenciais e deixa 1 morto
Publicada em
PINGTUNG, Taiwan (Reuters) - O tufão Koinu passou pelo sul de Taiwan nesta quinta-feira, matando uma pessoa, ferindo 304 e causando danos localizados, enquanto chuvas torrenciais e ventos fortes forçavam milhões de pessoas a faltar ao trabalho e à escola.
Koinu, que significa 'cachorro' em japonês, atingiu a península de Hengchun, em Taiwan, como um tufão de categoria quatro -- indicando ventos de até 252 km/h -- mas enfraqueceu ao cruzar o Estreito de Taiwan e seguir em direção à província chinesa de Guangdong, de acordo com o Tropical Storm Risk.
A chuva mais forte caiu em partes montanhosas e pouco povoadas do condado de Pingtung, no sul, e nos condados de Taitung e Hualien, na costa leste, mas o tufão também afetou a principal cidade portuária de Kaohsiung, no sul.
A maioria das cidades e condados declarou um dia de folga do trabalho e das aulas, embora a capital da ilha, Taipé, sede dos mercados financeiros, não tenha sido afetada e continuou operando normalmente.
A fabricante de chips TSMC disse que suas fábricas também estavam funcionando normalmente.
O tufão entrou no Estreito de Taiwan no final da manhã de quinta-feira e a previsão era de que a chuva forte durasse até sexta-feira, principalmente no sul e no leste da ilha.
O corpo de bombeiros de Taiwan registrou uma morte de uma pessoa na cidade central de Taichung e 304 feridos em toda a ilha, além de alguns danos a edifícios e queda de árvores.
As duas principais companhias aéreas domésticas de Taiwan, UNI Air e Mandarin Airlines, cancelaram a maioria de seus voos para quinta-feira, enquanto as balsas para as ilhas periféricas também foram interrompidas.
Um total de 46 voos internacionais foram cancelados, informou o Ministério dos Transportes, mas a ferrovia de alta velocidade que liga o norte e o sul de Taiwan não foi afetada.
(Reportagem de Fabian Hamacher e Carlos Garcia)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO