Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Tunísia recupera 901 corpos de migrantes mortos no litoral desde início do ano

Placeholder - loading - Barcos usados ​​por migrantes e apreendidos pela guarda costeira da Tunísia, em Sfax 26/04/2023 REUTERS/Jihed Abidellaoui
Barcos usados ​​por migrantes e apreendidos pela guarda costeira da Tunísia, em Sfax 26/04/2023 REUTERS/Jihed Abidellaoui
Ver comentários

Publicada em  

TÚNIS (Reuters) - A guarda costeira da Tunísia recuperou 901 corpos de imigrantes afogados em sua costa entre 1º de janeiro e 20 de julho deste ano, disse o ministro do Interior do país, Kamel Feki, nesta quarta-feira, marcando um número sem precedentes de vítimas no litoral do país.

O país do norte da África enfrenta uma onda recorde de migração este ano, com frequentes catástrofes de naufrágios de barcos de migrantes da África subsaariana em direção à Itália.

A Tunísia substituiu a Líbia como principal ponto de partida da região para as pessoas que fogem da pobreza e dos conflitos na África e no Oriente Médio na esperança de uma vida melhor na Europa.

Feki disse ao Parlamento que entre os 901 corpos encontrados estavam 36 tunisianos e 267 imigrantes estrangeiros, enquanto as identidades dos demais eram desconhecidas.

A maioria dos barcos que transportam migrantes parte da costa da cidade de Sfax, no sul.

Milhares de migrantes não-documentados se reuniram na cidade litorânea de Sfax nos últimos meses com o objetivo de partir para a Europa em barcos administrados por traficantes de pessoas, levando a uma crise migratória sem precedentes na Tunísia.

Cerca de 75.065 migrantes de barco chegaram à Itália até 14 de julho, contra 31.920 no mesmo período do ano passado, mostraram dados oficiais. Mais da metade partiu da Tunísia.

A União Europeia e a Tunísia assinaram em julho um acordo de 'parceria estratégica' que inclui o combate aos traficantes de seres humanos e o estreitamento das fronteiras marítimas durante um aumento acentuado de barcos que saem do país do norte da África para a Europa.

(Reportagem de Tarek Amara)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia Forças armadas de Israel confirmam morte de refém e pai na Faixa de Gaza

Forças armadas de Israel confirmam morte de refém e pai na Faixa de Gaza

Por Maytaal Angel

JERUSALÉM (Reuters) - Israel confirmou nesta sexta-feira que os restos de um refém encontrado morto na Faixa de Gaza são de Hamza Ziyadne, filho de Youssef Ziyadne, cujo corpo foi encontrado ao lado do dele em um túnel perto da cidade de Rafah. Forças israelenses seguiram atacando a Faixa de Gaza nesta sexta-feira, com médicos palestinos afirmando que pelo menos 15 pessoas morreram, incluindo um jornalista da emissora de televisão Al-Ghad, que tem sede no Cairo e estava cobrindo um incidente no campo de refugiados de Nuseirat, no centro do enclave. As forças armadas dizem ter concluído testes forenses para identificar Hamza Ziyadne, um beduíno israelense levado pelos Hamas junto com seu pai e os irmãos. No começo desta semana, o corpo do pai de Youssef, Hamza, foi recuperado próximo a outros de guardas armados do grupo islamita Hamas e de outra organização militante. Havia pistas de que Hamza também havia morrido. Mediadores de Catar, Estados Unidos e Egito estão tentando chegar a um acordo para interromper as lutas na Faixa de Gaza e libertar o restante dos reféns, antes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, assuma o poder, em 20 de janeiro. O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, pediu nesta sexta-feira que os militares apresentem um plano para a 'derrota total' do Hamas na Faixa de Gaza, caso não libertem os reféns antes da posse de Trump. Não ficou claro como tal plano seria diferente dos recentes. 'Não precisamos ser arrastados para uma guerra de atrito contra o Hamas em Gaza, enquanto os reféns permanecem nos túneis, colocando suas vidas em risco e sofrendo severamente', disse ele aos comandantes seniores, de acordo com uma declaração do Ministério da Defesa. (Reportagem adicional de Nidal al-Mughrabi no Cairo)

1 H
  1. Home
  2. noticias
  3. tunisia recupera 901 corpos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.