Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Turquia e Israel iniciam negociação para evitar confrontos na Síria, dizem fontes

Placeholder - loading - Pessoas se reúnem para protestar contra violência na Síria e expressar apoio aos alauítas em Istambul  10/3/2025   REUTERS/Dilara Senkaya
Pessoas se reúnem para protestar contra violência na Síria e expressar apoio aos alauítas em Istambul 10/3/2025 REUTERS/Dilara Senkaya
Ver comentários

Publicada em  

ANCARA (Reuters) - Autoridades turcas e israelenses iniciaram conversações na quarta-feira com o objetivo de evitar incidentes indesejados na Síria, onde as forças armadas das duas potências regionais estão ativas, disseram fontes do ministério turco e uma fonte política israelense nesta quinta-feira.

As fontes turcas disseram que as conversas técnicas, no Azerbaijão, marcaram o início dos esforços para estabelecer um canal para evitar possíveis confrontos ou mal-entendidos sobre as operações militares na região.

'Esforços continuarão para estabelecer esse mecanismo', disse uma das fontes turcas, sem fornecer mais detalhes sobre o escopo ou o cronograma das negociações.

Uma fonte política israelense confirmou a realização da reunião e disse que 'Israel deixou inequivocamente claro que qualquer mudança no posicionamento de forças estrangeiras na Síria -- e em particular o estabelecimento de bases turcas na área de Palmira -- é uma linha vermelha e será considerada uma quebra das regras'.

O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, confirmou em comunicado que uma delegação israelense liderada pelo conselheiro de segurança nacional Tzachi Hanegbi manteve conversações com autoridades turcas no Azerbaijão na quarta-feira.

O comunicado não deu detalhes sobre as conversas.

A iniciativa ocorre uma semana depois que Israel intensificou os ataques aéreos contra a Síria, o que descreveu como um aviso ao governo recém-formado em Damasco. O país também acusou a Turquia de tentar transformar a Síria em um protetorado turco.

Turquia e Israel -- que têm trocado farpas diplomáticas desde que os ataques israelenses começaram em Gaza em 2023 -- disseram na semana passada que não buscavam confrontos na Síria, onde ambos fazem fronteira.

(Reportagem de Ece Toksabay)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Loading Spinner

Carregando...

  1. Home
  2. noticias
  3. turquia e israel iniciam …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.