Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Turquia expressa apoio ao Líbano em meio a ataques israelenses

Placeholder - loading - Nuvens de fumaça sobre o sul do Líbano após ataque israelense vistas de Tiro, Líbano 25/09/2024 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh
Nuvens de fumaça sobre o sul do Líbano após ataque israelense vistas de Tiro, Líbano 25/09/2024 REUTERS/Amr Abdallah Dalsh

Publicada em  

ANCARA (Reuters) - O ministro das Relações Exteriores da Turquia disse nesta quarta-feira ao ministro correspondente libanês que Ancara está ao lado do Líbano, contra os ataques de Israel que miram o grupo militante Hezbollah no país, informou uma fonte diplomática turca.

Membro da Otan, a Turquia denunciou a devastadora ofensiva militar de Israel em Gaza, desencadeada pelo ataque transfronteiriço do grupo militante palestino Hamas em 7 de outubro do ano passado.

A Turquia suspendeu todo o comércio com Israel e solicitou a participação em um caso de genocídio contra Israel na Corte Internacional de Justiça. Israel afirma que as acusações de genocídio não têm fundamento.

O presidente Tayyip Erdogan também condenou os ataques israelenses ao território libanês, que, segundo Israel, têm como alvo os combatentes e a infraestrutura do Hezbollah. Ele exigiu medidas internacionais para interromper a guerra de Israel em Gaza e o fogo transfronteiriço com o Hezbollah.

Em uma reunião paralela à Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, o ministro das Relações Exteriores da Turquia, Hakan Fidan, disse a Abdallah Bou Habib, do Líbano, que os ataques de Israel no Líbano eram 'inaceitáveis' e tinham como objetivo 'arrastar a região para o caos', de acordo com a fonte diplomática turca.

Bou Habib agradeceu a Fidan por um carregamento turco de medicamentos que chegou ao Líbano nesta quarta-feira, acrescentou a fonte, e também informou Fidan sobre os últimos acontecimentos no Líbano.

Separadamente, Fidan disse em uma reunião de ministros das Relações Exteriores do G20 em Nova York que não estava claro se o fogo transfronteiriço entre Israel e o Hezbollah se espalharia ainda mais.

Fidan também reiterou o pedido de longa data de Ancara para reformar o Conselho de Segurança da ONU para torná-lo 'totalmente eficaz', acrescentando que a Turquia quer ver uma estrutura na qual 'o veto de um país não determina o destino de outro', acrescentou a fonte.

Os Estados Unidos, a Rússia, a China, a França e o Reino Unido são os membros permanentes e com direito a veto do Conselho de Segurança. Há 10 membros não permanentes que cumprem mandatos de dois anos.

(Reportagem de Tuvan Gumrukcu)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. turquia expressa apoio ao …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.