Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Turquia se diz pronta para ataque na Síria após retirada de tropas dos EUA

Placeholder - loading - Armas turcas posicionadas na fronteira com a síria perto de Akçakale, na província de Sanliurfa 07/10/2019 REUTERS/Stringer
Armas turcas posicionadas na fronteira com a síria perto de Akçakale, na província de Sanliurfa 07/10/2019 REUTERS/Stringer
Ver comentários

Publicada em  

Por Daren Butler

ISTAMBUL (Reuters) - A Turquia disse nesta terça-feira que finalizou os preparativos para uma operação militar no nordeste da Síria agora que os Estados Unidos começaram a retirar tropas da região, abrindo caminho para um ataque turco contra forças lideradas por curdos aliadas há tempos dos EUA.

Mas o presidente Donald Trump alertou que 'aniquilará' a economia da Turquia, que é aliada dos EUA na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), se este agir na Síria de uma maneira que considerar 'além dos limites', após a decisão norte-americana de retirar tropas das forças especiais da região da fronteira.

A medida norte-americana deixará as forças parceiras lideradas por curdos vulneráveis a uma incursão das Forças Armadas Turcas (TSK), que as rotulam como terroristas devido aos seus laços com militantes curdos responsáveis por uma insurgência já antiga na Turquia.

'As TSK jamais tolerarão o estabelecimento de um corredor de terror em nossas fronteiras. Todos os preparativos para a operação foram finalizados', disse o Ministério da Defesa turco no Twitter na manhã desta terça-feira.

'É essencial estabelecer uma zona segura/corredor de paz para contribuir para a paz e a estabilidade de nossa região e para os sírios conquistarem uma vida segura'.

Uma testemunha da Reuters disse que nesta terça-feira não havia sinal de atividade militar perto da cidade turca fronteiriça de Akçakale, que fica diante da síria Tel Abyad. Lançadores de morteiro foram posicionados do lado turco da fronteira apontando para a Síria.

Forças dos EUA foram retiradas de dois postos de observação em Tel Abyad e Ras al-Ain na segunda-feira, disse uma autoridade norte-americana.

O alerta de Trump contra a economia turca pareceu ter por meta aplacar os críticos que o acusaram de abandonar os curdos sírios ao retirar suas forças. A decisão provocou críticas de democratas e uma repreensão de alguns dos colegas republicanos do presidente no Congresso, inclusive o líder da maioria no Senado, Mitch McConnell.

'Como eu afirmei enfaticamente antes, e só para reiterar, se a Turquia fizer qualquer coisa que eu, em minha grande e incomparável sabedoria, considerar além dos limites, destruirei e aniquilarei totalmente a economia da Turquia (já o fiz antes!)', tuitou Trump.

As forças lideradas pelos curdos, que têm sido as parceiras mais hábeis dos EUA no combate ao Estado Islâmico na Síria, repudiaram a grande mudança de diretriz dos EUA, que viram como uma 'facada nas costas'.

Os EUA esperam que a Turquia se responsabilize por combatentes do Estado Islâmico cativos no nordeste da Síria se a incursão planejada por Ancara tomar áreas em que os militantes detidos estão, disse uma autoridade do Departamento de Estado.

(Reportagem adicional de Tuvan Gumrukcu, em Ancara; Rodi Said, em Qamishli, Síria; Mert Ozkan, em Akçakale, Turquia; e Babak Dehghanpisheh, em Genebra)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

6 H
  1. Home
  2. noticias
  3. turquia se diz pronta para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.