Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UAW perde votação para sindicalização na fábrica da Mercedes no Alabama

Placeholder - loading - Instalação da Mercedes no Alabama, EUA 15/5/2024  REUTERS/Nora Eckert/Arquivo
Instalação da Mercedes no Alabama, EUA 15/5/2024 REUTERS/Nora Eckert/Arquivo
Ver comentários

Publicada em  

VANCE, Alabama (Reuters) - O sindicato United Auto Workers sofreu uma derrota decepcionante na votação em uma fábrica da Mercedes-Benz no Alabama nesta sexta-feira, um revés para os planos do sindicato de obter mais alcance no sul dos Estados Unidos após conquistar um acordo em uma fábrica da Volkswagen no Tennessee em abril.

Os trabalhadores na fábrica em Vance, Alabama, e em uma instalação de baterias próxima votaram 2.642 a 2.045 contra a adesão ao UAW, de acordo com o Conselho Nacional de Relações Trabalhistas (NLRB, na sigla em inglês) dos EUA, supervisor da votação -- que ainda precisa ser certificada.

'O resultado é obviamente uma grande decepção para o UAW', disse por email o professor de relações trabalhistas da San Francisco State University, John Logan.

'Até agora, tudo tinha corrido quase que perfeitamente para a nova liderança do sindicato, mas os desafios mais difíceis obviamente estão por vir.'

'A Volkswagen não lutou agressivamente contra o sindicato, mas a Mercedes sim', ele acrescentou.

O UAW esperava continuar uma sequência que inclui a vitória esmagadora da VW em Chattanooga, Tennessee, bem como um novo contrato em seis instalações da Daimler Truck no sul. A Daimler Truck foi desmembrada do que hoje é a Mercedes.

A perda complica a história de como o UAW pode promover sua influência, especialmente no sul, mas provavelmente não causará um grande impacto nos demais esforços de organização do UAW, disseram especialistas trabalhistas.

'É fácil exagerar na questão do impulso', disse Stephen Silvia, professor da American University que publicou sobre as campanhas anteriores de organização do UAW no sul.

'No final, tudo se resume ao que está acontecendo em cada local de trabalho individual', acrescentou, enfatizando que, assim como uma vitória na Volkswagen não garantia uma vitória na Mercedes, essa derrota não garante derrotas futuras.

A oposição política também foi firme nesta campanha. Seis governadores dos EUA, incluindo Kay Ivey, do Alabama, assinaram uma carta pedindo aos trabalhadores que rejeitassem o UAW. Eles disseram que a sindicalização prejudicaria o crescimento da indústria automobilística em todo o sul dos EUA.

A Mercedes também trouxe um novo presidente para seus negócios nos EUA nas semanas que antecederam a votação, uma mudança que deixou alguns trabalhadores esperançosos de que as condições pudessem melhorar sem o sindicato.

Trabalhadores de ambos os lados esperavam uma votação acirrada. Kay Finklea, que trabalha na Mercedes e é a favor do UAW, disse que a comunicação da empresa, incluindo uma recente campanha antissindical, havia convencido alguns a votar 'não'.

Com a derrota, o UAW precisará esperar pelo menos um ano antes de tentar novamente, segundo o NLRB. O sindicato também tem cinco dias para apresentar objeções, alegando interferência. Se o NLRB concordar, a eleição poderá ser refeita.

(Reportagem de Nora Eckert em Vance, Alabama)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

EXCLUSIVO: 'THE DRIVER ERA' REVELA À ANTENA 1 OS BASTIDORES DE "OBSESSION"

Em entrevista exclusiva concedida à repórter Catharina Morais, da Rádio Antena 1, no dia 2 de maio, momentos antes da passagem de som no Tokio Marine Hall, os irmãos Ross Lynch e Rocky Lynch, da banda The Driver Era, abriram o coração sobre a criação de seu mais novo álbum, Obsession, e refletiram sobre os desafios de ser artista na era digital. A conversa aconteceu em São Paulo, poucas horas antes do último show da turnê no Brasil.

“Cada álbum tem uma sensação diferente, com certeza”, disse Ross ao ser perguntado sobre a experiência de lançar o disco enquanto estão na estrada. “A Summer Mixtape teve uma vibe mais solta, como uma brisa do mundo”.

The Driver Era: quem são Ross e Rocky Lynch?

Formada em 2018, The Driver Era é uma dupla norte-americana de pop alternativo e rock contemporâneo, criada pelos irmãos Ross e Rocky Lynch. Ross ganhou notoriedade na série da Disney Austin & Ally e no filme Teen Beach Movie, além de integrar a antiga banda R5. Desde então, a dupla tem buscado firmar uma identidade sonora própria, apostando na mistura de gêneros e em uma produção 100% autoral.

“Produzir é uma das coisas que mais amamos fazer”, contou Ross. “A gente mesmo produziu tudo. Fizemos praticamente todos os drivers nos nossos álbuns”.

Criação do álbum Obsession: entre o estúdio e a estrada

Obsession, lançado em abril de 2025, é o quarto álbum de estúdio da banda. Com sonoridade intensa e letras autobiográficas, ele representa um momento de amadurecimento artístico. Gravado entre Londres, Califórnia e o estúdio caseiro da dupla, o projeto nasceu em meio à correria da turnê, mas com leveza.

“Obsession surgiu de forma bem orgânica, com histórias reais, inspiradas nas nossas vivências”, explicou Ross.


“Criar música é como a gente se alimenta”, completou Rocky.

Pressão das redes sociais e autenticidade artística

A entrevista também tocou em um tema delicado: o impacto das redes sociais na carreira dos artistas.

“Hoje em dia, todo mundo — e as mães deles também — está postando, postando, postando…”, brincou Rocky.

“Você quer crescer, quer melhorar, e agora isso virou uma métrica tangível. Mas o que eu gosto mesmo é de fazer música”, reforçou Ross.

Influências musicais: de Peter Gabriel a Michael Jackson

Entre os ídolos citados pelos irmãos estão INXS, Peter Gabriel e Michael Jackson. Apesar da admiração por esses grandes nomes, Ross e Rocky explicam que seu processo criativo evita imitações.

“É como se eu não pudesse repetir algo que alguém já fez. Mesmo sendo fã, me desanima se sinto que estou copiando demais”, desabafou Rocky.

As novas obsessões da The Driver Era

Encerrando a entrevista, os irmãos revelaram suas “obsessões” do momento:

“Tentar me tornar uma pessoa melhor”, disse Rocky sobre a faixa Better.


“Entender por que os seres humanos fazem o que fazem”, compartilhou Ross. “E também… eu gosto de fazer as pessoas felizes”.

Show no Tokio Marine Hall: uma noite de energia, conexão e um pouco de nostalgia

O público paulistano recebeu de braços abertos a banda na Obsession Tour 2025, que passou também pelo Rio de Janeiro. Em São Paulo, a apresentação foi marcada por performances intensas e uma troca genuína com os fãs. Com casa cheia, o Tokio Marine Hall foi tomado por fãs vestindo chapéus de cowboy, uma referência divertida à estética do vocalista Ross.

O setlist trouxe músicas novas e antigas, além de uma surpresa nostálgica com "On My Own", do filme Teen Beach Movie, arrancando lágrimas e gritos do público.

Outros destaques do show incluíram Touch, que abriu a noite, The Weekend, que transformou a casa em pista de dança, e A Kiss, que encerrou o espetáculo com energia lá no alto.

Show inesquecível e fãs encantados

A passagem da The Driver Era pelo Brasil reforçou o vínculo da banda com o público brasileiro. Após duas noites memoráveis no país, fica claro que Ross e Rocky Lynch têm um espaço garantido no coração dos fãs.

LINK

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. uaw perde votacao para …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.