Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Ucrânia exalta 'passo histórico' da UE que aproxima Kiev da adesão ao bloco

Placeholder - loading - Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev 04/11/2023 REUTERS/Thomas Peter
Presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em Kiev 04/11/2023 REUTERS/Thomas Peter
Ver comentários

Publicada em  

Por Gabriela Baczynska e Marine Strauss

BRUXELAS/KIEV (Reuters) - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, exaltou como um 'passo histórico' uma recomendação do Executivo da União Europeia, nesta quarta-feira, para convidar Kiev a iniciar as discussões para adesão ao bloco assim que atender às condições finais, mesmo enquanto enfrenta uma guerra contra a Rússia.

A recomendação da Comissão Europeia é um marco importante no caminho de Kiev para a integração ocidental e uma aposta geopolítica para a UE, no momento em que a Ucrânia vem lutando contra uma invasão russa em grande escala desde fevereiro de 2022.

A Comissão disse que as discussões devem ser formalmente iniciadas assim que Kiev satisfizer as condições restantes relacionadas ao controle da corrupção, à adoção de uma lei sobre lobby em conformidade com os padrões da UE e ao fortalecimento das salvaguardas das minorias nacionais.

'Este é um passo forte e histórico que abre o caminho para uma UE mais forte com a Ucrânia como membro', disse Zelenskiy nas redes sociais, prometendo continuar com as reformas necessárias.

Os 27 líderes nacionais da UE devem decidir em meados de dezembro se aceitam a recomendação da Comissão. Qualquer decisão desse tipo requer a unanimidade dos 27 membros do bloco, sendo a Hungria vista como o principal obstáculo em potencial.

Se aceita, as autoridades da UE esperam que as negociações formais de adesão com Kiev comecem no próximo ano. Essas discussões levam anos até que os candidatos atendam a critérios legais e econômicos abrangentes para a adesão. O bloco também tem receio de aceitar um país em guerra.

'A Ucrânia continua enfrentando tremendas dificuldades e tragédias provocadas pela guerra de agressão da Rússia', disse a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. 'E, no entanto, os ucranianos estão reformando profundamente seu país, mesmo quando estão lutando em uma guerra que é existencial para eles.'

O relatório da Comissão nesta quarta-feira mostrou que Kiev cumpriu quatro das sete condições para iniciar as discussões formais de adesão, embora outras estivessem quase concluídas. Von der Leyen disse que a Comissão reavaliará o progresso em março do próximo ano.

Um dos principais assessores do primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, disse que Budapeste não apoiará a integração da Ucrânia à UE, a menos que Kiev altere suas leis sobre minorias, especialmente no que diz respeito à educação.

Nesta quarta-feira, a Comissão fez uma recomendação semelhante para a Moldávia, um pequeno vizinho da Ucrânia que está lutando contra suas próprias tensões com Moscou.

Em 2013, a Croácia foi o último país a aderir à UE, um bloco de 450 milhões de pessoas e um dos lugares mais ricos do mundo, embora esteja lutando cada vez mais para manter sua influência internacional. Em 2020, o Reino Unido foi o primeiro país a deixar o bloco, em um grande revés para a integração europeia.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

ROD STEWART E RONNIE WOOD VOLTAM A TOCAR JUNTOS NO GLASTONBURY 2025

Após ser homenageado na última edição do American Music Awards, Rod Stewart acaba de anunciar uma surpresa que promete emocionar os fãs de rock clássico: seu aguardado show no Festival de Glastonbury 2025 contará com a participação especial de Ronnie Wood, guitarrista dos Rolling Stones e ex-companheiro de banda no Faces.

A apresentação acontece no tradicional "Legends Slot", no domingo, 29 de junho, no palco principal de Glastonbury, e marcará o reencontro musical entre dois ícones do rock britânico.

A volta dos velhos tempos: Faces no coração do repertório

Em recente entrevista ao podcast britânico That Peter Crouch Podcast, Stewart revelou que mantém contato frequente com Ronnie Wood, com quem compartilhou o palco no final dos anos 1960 e início dos anos 1970, na banda de blues rock Faces, que também contava com o baterista Kenney Jones.

“Ainda converso com Ronnie o tempo todo. É um dos meus grandes amigos, e voltar a tocar com ele em Glastonbury será como reviver os velhos tempos”, disse o cantor.

Com essa declaração, os fãs podem esperar por clássicos como “Stay With Me” e “Ooh La La” na setlist — músicas marcadas pela parceria entre Stewart e Wood no auge da banda.

Rod Stewart no Glastonbury: show mais esperado da edição 2025

Aos 80 anos, Rod Stewart fará sua estreia no slot de lendas de Glastonbury, e se junta à lista de artistas consagrados que já passaram por esse horário, como Diana Ross, Paul Simon e Kylie Minogue.

O reencontro com Ronnie Wood torna essa performance ainda mais emblemática, colocando Glastonbury 2025 no radar de todos os amantes do rock. O festival acontece entre os dias 25 e 29 de junho, em Worthy Farm, Somerset, no Reino Unido.

Homenagem emocionante no American Music Awards 2025

Antes de seu retorno triunfal ao Glastonbury, Rod Stewart foi homenageado com o Lifetime Achievement Award no American Music Awards 2025, realizado em 26 de maio no Fontainebleau Las Vegas. A cerimônia foi marcada por um momento comovente quando cinco de seus filhos — Kimberly, Sean, Ruby, Renee e Liam — subiram ao palco (na foto acima) para entregar o prêmio ao pai, surpreendendo-o e emocionando o público presente.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ucrania exalta passo …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.