Ucrânia realiza exercícios de reação a desastre perto da usina nuclear de Zaporizhzhia
Publicada em
Por Serhiy Chaliy
ZAPORIZHZHIA, Ucrânia (Reuters) - A Ucrânia realizou exercícios de resposta a desastre nuclear nesta quinta-feira nas proximidades da usina de Zaporizhzhia, ocupada pelos russos, disseram autoridades regionais.
Neste mês, Kiev acusou a Rússia de planejar um ataque 'terrorista' na usina da região sul da Ucrânia, que envolveria o vazamento de radiação. Moscou negou a acusação.
O embaixador da Rússia na ONU, Vassily Nebenzia, disse nesta quinta-feira que escreveu para o Conselho de Segurança da ONU e para o secretário-geral, António Guterres, para declarar: 'Não pretendemos explodir a usina nuclear, não temos intenção de fazê-lo'.
Yuriy Malashko, governador da região que abriga a usina, disse que os exercícios na cidade de Zaporizhzhia e no distrito ao redor tinham a intenção de coordenar a resposta de todos os serviços em uma 'situação de emergência' na planta.
Imagens de televisão da Reuters mostraram equipes de resgate com roupas protetoras brancas e amarelas e máscaras de gás, usando dosímetros para checar níveis de radiação em carros de passageiros e caminhões, e limpando as rodas antes dos veículos passarem por uma descontaminação adicional em pontos de lavagem especializados.
Autoridades e forças de defesa civil trabalharam em cenários que podem ocorrer após um desastre nuclear e em como informar e retirar a população do local.
(Reportagem adicional de Olena Harmash, em Kiev, e Michelle Nichols, na ONU)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO