Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE caminha para 'guerra fria econômica' com a China, diz premiê da Hungria

Placeholder - loading - Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, durante visita à Macedônia do Norte 27/09/2024 REUTERS/Ognen Teofilovski
Primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, durante visita à Macedônia do Norte 27/09/2024 REUTERS/Ognen Teofilovski
Ver comentários

Publicada em  

Por Gergely Szakacs e Anita Komuves

BUDAPESTE (Reuters) - O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán, alertou nesta sexta-feira que a União Europeia está caminhando para uma 'guerra fria econômica' com a China, enquanto líderes do bloco se preparavam para uma votação crucial sobre a imposição de tarifas sobre as importações de carros elétricos (VEs) fabricados na China.

Os Estados-membros da UE votarão nesta sexta-feira sobre a imposição de tarifas de até 45% sobre as importações de carros elétricos fabricados na China nos próximos cinco anos, no caso comercial de maior visibilidade do bloco, que corre o risco de sofrer retaliação de Pequim.

Sob o comando de Orbán, a Hungria se tornou um importante parceiro comercial e de investimentos da China, em contraste com outras nações da UE que estão considerando se tornar menos dependentes da segunda maior economia do mundo.

'O que eles estão nos obrigando a fazer agora, ou o que a UE quer fazer, é uma guerra fria econômica', disse Orbán à rádio estatal em uma entrevista, referindo-se às tarifas propostas para a China.

Mais cedo nesta sexta-feira, dados mostraram que a produção industrial da Hungria caiu 9,5% em agosto, pior do que o esperado, o que Budapeste disse ser devido à fraqueza da economia alemã, destino de cerca de um quarto das exportações da Hungria.

Orbán, que liderou uma iniciativa na Europa Central para trazer fábricas chinesas de veículos elétricos e baterias para a Hungria, disse que seu país sem litoral não queria ser espremido em nenhum dos blocos e queria continuar negociando com ambos os lados.

Ele disse que os produtos fabricados na UE seriam cada vez mais difíceis de vender se a economia mundial fosse dividida em dois blocos, acrescentando que não estava claro se a estratégia de 'neutralidade econômica' da Hungria resistiria ao teste do tempo.

INVESTIMENTOS CHINESES

Um dos maiores investidores chineses na Hungria, a CATL, está construindo uma fábrica de baterias de 7,3 bilhões de euros na cidade de Debrecen, no leste do país, e a BYD, fabricante chinesa de veículos elétricos, anunciou no ano passado que estava construindo sua primeira fábrica europeia em Szeged, no sul do país.

No mês passado, Orbán disse que as empresas chinesas haviam prometido investimentos no valor de 9 bilhões de euros na Hungria até o momento, colocando-as no mesmo nível das empresas dos Estados Unidos, que criticaram a estratégia de Orbán de estreitar laços com a China.

'Fazer negócios com a China vem acompanhado de condições, e os juros geralmente são pagos em termos de soberania', disse o embaixador dos EUA na Hungria, David Pressman, em junho. 'Todos nós sabemos que a Hungria não pode -- por muito tempo -- ter as duas coisas.'

Com bilhões de euros de financiamento da UE suspensos devido às preocupações de Bruxelas com o Estado de Direito na Hungria, Budapeste tomou emprestado 1 bilhão de euros de bancos chineses em abril para financiar projetos de infraestrutura e energia em um acordo cujos termos não foram divulgados.

(Reportagem de Gergely Szakacs e Anita Komuves)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

18 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ue caminha para guerra fria …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.