Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE concorda em ressuscitar missão em Rafah, e Borrell critica Netanyahu

Placeholder - loading - O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, em coletiva de imprensa no Quai d'Orsay, Paris 15/04/2024 REUTERS/Sarah Meyssonnier
O chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, em coletiva de imprensa no Quai d'Orsay, Paris 15/04/2024 REUTERS/Sarah Meyssonnier
Ver comentários

Publicada em  

Por Andrew Gray e John Irish

BRUXELAS (Reuters) - A União Europeia concordou nesta segunda-feira em, a princípio, ressuscitar missão civil europeia em Rafah, cidade no sul da Faixa de Gaza perto do Egito, mas ponderou que isso exige acordos de todas as partes para progredir, disse o líder de política externa do bloco, Josep Borrell.

Em uma reunião mensal com ministros das Relações Exteriores da UE, Borrell também acusou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de usar falsas acusações de antissemitismo contra o Tribunal Penal Internacional (TPI) para os seus próprios fins políticos.

O bloco considera ressuscitar a Missão de Assistência de Fronteira da União Europeia (Eubam, na sigla em inglês) em Rafah, fora de operação desde 2007, quando o grupo militante islâmico palestino Hamas assumiu o controle de Gaza.

A passagem de Rafah é o principal ponto de entrada de auxílio humanitário do Egito e está fechada desde que as forças israelenses a tomaram, do lado de Gaza, quase três semanas atrás.

'Eles me deram aprovação, aprovação política, para reativar a Eubam, nossa missão em Rafah. Isso pode ter um papel útil no apoio à entrada e saída de pessoas em Gaza', disse Borrell a jornalistas após a reunião, que também contou com a participação de importantes ministros árabes.

'Mas isso precisa ser feito em acordo com a Autoridade Palestina, os egípcios e, obviamente, Israel, as autoridades de Israel. Não vamos fazer isso sozinhos. Não seremos a fonte terceirizada de segurança na fronteira. Não somos uma empresa de segurança', disse, acrescentando que o bloco, por enquanto, prepararia planos técnicos.

Diplomatas consideram improvável que a missão seja acionada antes do fim das hostilidades em Rafah.

Ataques aéreos israelenses mataram pelo menos 45 palestinos em um acampamento e feriram dezenas em Rafah no último domingo, provocando um clamor de líderes globais. Borrell acusou Israel de avançar com ações militares no sul de Gaza, apesar de uma decisão da Corte Internacional de Justiça.

CRÍTICA A NETANYAHU

Dois tribunais internacionais, ambos sediados em Haia, chegaram a decisões às quais Israel se opôs nas últimas semanas.

O promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI) disse que solicitou a prisão de Netanyahu, do ministro de Defesa de Israel e de líderes do Hamas por supostos crimes de guerra, e a Corte Internacional de Justiça (CIJ), que ouve disputas entre Estados, ordenou que Israel interrompa sua ofensiva em Rafah.

Israel disse que o TPI é um tribunal desonesto e pediu que seus aliados o rejeitassem. Também afirmou que a ofensiva em Rafah não precisa ser paralisada, de acordo com a decisão da ICJ, porque não representa uma ameaça ilegal à população civil.

Borrell criticou Netanyahu por rotular a decisão do principal promotor do TPI, Karim Khan, como evidência de um 'novo antissemitismo'.

Borrell descreveu o comentário como uma intimidação, dizendo que acusações de antissemitismo são feitas sempre que alguém 'faz alguma coisa que Netanyahu não gosta'.

(Reportagem adicional de Tassilo Hummel e Bart Meijer, Dan Williams em Jerusalém)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

12 H
  1. Home
  2. noticias
  3. ue concorda em ressuscitar …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.