UE multa a Meta em 797 mi de euros por práticas abusivas que beneficiam o Facebook Marketplace
Publicada em
BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia multou nesta quinta-feira a Meta Platforms em 797,72 milhões de euros por práticas abusivas que beneficiam o Facebook Marketplace, afirmou a entidade em comunicado, confirmando informações anteriores publicadas pela Reuters.
'A Comissão Europeia multou a Meta por violar as regras antitruste, por ligar seu serviço de classificados online Facebook Marketplace à rede social Facebook e por impor condições comerciais injustas contra outros fornecedores de classificados online', afirmou a Comissão Europeia.
A Meta afirmou que vai recorrer da decisão, mas que, enquanto isso, vai cumprir a norma e trabalhar rápida e construtivamente para lançar uma solução que aborde os pontos levantados.
A medida da Comissão Europeia ocorre dois anos após ela acusar a gigante da tecnologia de dar ao Facebook Marketplace uma vantagem injusta por juntar dois serviços em um.
A União Europeia abriu em junho de 2021 procedimentos formais sobre possíveis condutas contra a competição por parte do Facebook. Em dezembro de 2022, o órgão levantou preocupações sobre a ligação que a Meta fazia entre a rede social Facebook e o seu serviço de classificados online.
A UE argumenta que a Meta ilegalmente impõe o Marketplace às pessoas que usam o Facebook. A companhia se defende dizendo que esse argumento ignora o fato de que os usuários da rede social podem escolher se querem ou não se envolver com o Marketplace, e que muitos nem sequer o fazem.
As empresas podem sofrer multas de até 10% de seu faturamento global por causa de violações às práticas antitruste.
(Reportagem de Charlotte Van Campenhout e Supantha Mukherjee)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO