Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE pede que países coordenem estratégias para fim de quarentena

Placeholder - loading - Pessoas em fila para entrar em supermercado de Madri 14/04/2020 REUTERS/Sergio Perez
Pessoas em fila para entrar em supermercado de Madri 14/04/2020 REUTERS/Sergio Perez
Ver comentários

Publicada em  

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia pediu que os países da União Europeia trabalhem de forma coordenada agora que começam a amenizar as medidas de isolamento social, alertando que uma falta de coordenação pode resultar em novos picos na epidemia de coronavírus.

Vários Estados da UE anunciaram planos ou já começaram a relaxar as restrições impostas para conter o surto, e cresce a pressão para reativar suas economias combalidas.

O braço executivo da UE, que não tem poder para ditar diretrizes de saúde para as 27 nações, vem pedindo uma abordagem comum porque os membros do bloco agiram independentemente uns dos outros no combate ao vírus e agora estão procedendo da mesma maneira em suas estratégias de saída do isolamento.

'É hora de desenvolver uma estratégia de saída coordenada', disse a comissão no esboço de um conjunto de recomendações que deve ser adotado nesta semana.

'A estratégia de saída deveria ser coordenada entre os Estados-membros para evitar efeitos negativos de transbordamento'.

As medidas de confinamento só devem ser amenizadas depois que a disseminação da doença tiver diminuído consideravelmente ao longo de um período de tempo prolongado e quando os hospitais tiverem capacidade suficiente para lidar com novos picos prováveis de infecções, de acordo com as recomendações da comissão.

Mas os governos sofrem pressões cada vez maiores para suavizar os isolamentos, já que o impacto desastroso da pandemia de coronavírus na economia global se tornou claro. A comissão estimou que a produção da zona do euro pode encolher 10% neste ano.

Na Itália, o primeiro país da UE a ser atingido duramente pelo vírus, dezenas de negócios receberam permissão para reabrir nesta terça-feira, incluindo livrarias, papelarias e lojas de moda infantil, mas medidas de confinamento severas continuam em vigor.

A Espanha, que mantém um dos isolamentos mais rígidos da Europa, permitiu que alguns setores, como construção e manufatura, voltassem a funcionar na segunda-feira, e a Polônia anunciou nesta terça-feira que relaxará as restrições às lojas a partir de 19 de abril.

Outros países foram mais longe. A Dinamarca deve reabrir as escolas em 15 de abril, e a Áustria permitiu que grandes lojas retomassem as atividades nesta terça-feira e planeja reabrir os shopping centers no dia 1º de maio.

O temor dos efeitos de transbordamento pode acabar obrigando governos a trabalharem juntos. A China, onde a pandemia surgiu em dezembro, não comunica nenhum caso novo local da Covid-19 há dias, mas ainda está relatando novas infecções de pessoas vindas do exterior.

(Por Francesco Guarascio e Gabriela Baczynska)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ue pede que paises coordenem …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.