Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

UE planeja proibir 'produtos químicos eternos' em bens de consumo

Placeholder - loading - Balconista aplica batom na mão para cliente verificar tonalidade em uma loja em Peshawar, Paquistão 22/05/2019 REUTERS/Fayaz Aziz
Balconista aplica batom na mão para cliente verificar tonalidade em uma loja em Peshawar, Paquistão 22/05/2019 REUTERS/Fayaz Aziz
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por Kate Abnett

BRUXELAS (Reuters) - A Comissão Europeia pretende propor a proibição do uso de PFAS, ou 'substâncias químicas eternas', em produtos de consumo e dar isenções para usos industriais essenciais, disse à Reuters a chefe de meio ambiente da UE.

As PFAS, ou Substâncias Perfluoroalquílicas e Polifluoroalquílicas, não se decompõem no meio ambiente, o que gera preocupações sobre as consequências de seu acúmulo nos ecossistemas, na água potável e no corpo de humanos e outros animais.

Elas são usadas em milhares de itens, desde cosméticos e panelas antiaderentes até aeronaves e turbinas eólicas, devido à sua resistência a temperaturas extremas e à corrosão.

'O que sabemos que estamos buscando é a proibição em produtos de consumo', disse a Comissária do Meio Ambiente da UE, Jessika Roswall, à Reuters.

'Isso é algo importante para nós, seres humanos, é claro, mas também para o meio ambiente, e acho que também para a indústria, para que saibam como eliminar gradualmente o PFAS.'

DOIS ANOS ATRÁS

Dinamarca, Alemanha, Holanda, Noruega e Suécia apoiaram uma ampla proibição dos PFAS há quase dois anos, mas Roswall disse que a proposta da UE provavelmente não será apresentada antes do ano que vem, no mínimo, pois as isenções 'essenciais' serão determinadas.

Os inaladores para asma e os semicondutores usados em tecnologias verdes, como veículos elétricos, são alguns dos possíveis usos 'essenciais', observou ela, embora também enfrentem restrições, inclusive quanto à forma de descarte.

As aplicações industriais, como a produção de plásticos e eletrônicos, são responsáveis pela maior parte do uso de PFAS, de acordo com dados das agências de produtos químicos dos países nórdicos.

O trabalho da Agência Europeia de Produtos Químicos (ECHA) para avaliar o escopo da proibição atraiu milhares de comentários, entre outros, de associações comerciais que representam os setores automotivo, de energia e plásticos, buscando isenções como a que foi solicitada para os fluoropolímeros, um PFAS usado em tudo, desde roupas à prova d'água até células solares fotovoltaicas.

PROCESSOS

As pesquisas que ligam a exposição aos PFAS a problemas de saúde - incluindo danos ao fígado, peso menor ao nascer e câncer testicular - estão aumentando os riscos de processos judiciais para as empresas, disseram os analistas da Jefferies em uma nota este mês.

As ações judiciais nos EUA renderam acordos no valor de mais de 11 bilhões de dólares envolvendo empresas como 3M e Chemours sobre a contaminação da água.

As empresas na Europa poderão enfrentar uma 'onda' de litígios sobre poluição ou minimização de seus danos ambientais e à saúde, disse Hélène Duguy, advogada da empresa de advocacia ambiental ClientEarth.

'A ClientEarth está monitorando de perto a conduta das empresas em relação ao PFAS e não se furtará a agir', disse Duguy à Reuters.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

SHOWS DE NORAH JONES NO BRASIL CELEBRAM BOA FASE DA CANTORA

Prestes a iniciar sua quinta passagem pelo Brasil, Norah Jones vive um dos momentos mais inspirados de sua carreira. Após conquistar o Grammy de Melhor Álbum Vocal Pop Tradicional com Visions, lançado em março de 2024, a artista reafirma seu espaço como uma das vozes mais singulares e consistentes da música contemporânea.

Norah Jones vive novo auge criativo com “Visions”

Produzido em parceria com Leon Michels, Visions apresenta uma fusão elegante de jazz contemporâneo, soul e baladas suaves, reafirmando o estilo inconfundível de Norah. Entre as faixas mais ouvidas nas plataformas de streaming estão “Running”, “Staring at the Wall” e “Paradise”, que estarão no repertório da turnê.

Além do novo álbum, Norah Jones também se destacou recentemente com seu podcast Playing Along, onde conversa com músicos sobre criação artística. O projeto vem ampliando sua base de fãs e aproximando a artista de um público mais jovem, sem perder a essência que marcou sua trajetória desde o sucesso de Come Away With Me (2002).

A herança musical familiar

Filha do lendário músico indiano Ravi Shankar, Norah carrega uma herança musical diversa e profundamente enraizada em tradições do mundo todo. Embora tenha seguido um caminho distinto ao do pai, seu domínio do piano, sua habilidade como compositora e sua busca por autenticidade refletem uma sensibilidade herdada e cultivada ao longo da vida.

A relação de Norah Jones com o Brasil

A conexão da artista com o Brasil vai além da música. Sua mãe, a produtora e dançarina Sue Jones, morou no Rio de Janeiro durante os anos 1960, período em que teve contato próximo com a cena artística brasileira e desenvolveu um forte apreço pela cultura local — algo que Norah cresceu ouvindo em casa e que influencia sua visão musical até hoje. Essa forte relação emocional tem sido parte da experiência da artista com o público local.

“Sinto que o público brasileiro escuta com o coração”, disse Norah em recente entrevista. “Sempre me emocionei aqui.”

Um novo reencontro com os fãs brasileiros

Norah retorna ao país com apresentações marcadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, celebrando não apenas seu novo trabalho, mas também o reencontro com um público que a acompanha desde os tempos de Come Away With Me, seu icônico álbum de estreia de 2002.

Datas e Locais:

2 D
  1. Home
  2. noticias
  3. ue planeja proibir produtos …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.