UE recomenda meta climática ambiciosa para 2040 com moderação para agricultura
Publicada em
Por Kate Abnett
ESTRASBURGO (Reuters) - A Comissão Europeia recomendou nesta terça-feira que a União Europeia reduza as emissões líquidas de gases do efeito estufa em 90% até 2040, uma meta ambiciosa que testará o apetite político pela luta do bloco contra as mudanças climáticas antes das eleições do Parlamento Europeu.
Embora a meta geral esteja dentro da faixa recomendada pelos consultores oficiais de ciência climática da UE, o Executivo do bloco enfraqueceu parte da recomendação referente à agricultura, em resposta a semanas de protestos de agricultores irritados com as regras ambientais da UE, entre outras reclamações.
Um esboço anterior da meta da UE, visto pela Reuters, dizia que a agricultura precisaria reduzir as emissões não relacionadas ao CO2 em 30% até 2040, em relação aos níveis de 2015, para cumprir a meta climática geral. Isso foi retirado da versão final.
'Precisamos ter certeza de que temos uma abordagem equilibrada', disse o Comissário Europeu para Ação Climática, Wopke Hoekstra, ao Parlamento, ao apresentar a proposta. 'A grande maioria dos nossos cidadãos percebe os efeitos das mudanças climáticas, quer proteção, mas também está preocupada com o que isso implica para sua subsistência.'
A agenda climática da Europa está entrando em uma fase complexa à medida que começa a atingir setores sensíveis, como a agricultura, e à medida que as indústrias tradicionais enfrentam a feroz concorrência da tecnologia verde da China.
A proposta desta terça-feira dará início ao debate político sobre a meta, mas caberá à nova Comissão e ao novo Parlamento da UE, formados após as eleições em junho, aprovar a meta final.
As pesquisas de opinião mostram que a eleição pode resultar em uma maior inclinação à direita no Parlamento da UE, o que pode dificultar a aprovação de políticas climáticas ambiciosas.
A Comissão disse que a UE deve estabelecer uma meta para 2040, em toda a economia, de 90% de cortes líquidos de gases do efeito estufa em comparação com os níveis de 1990, confirmando os esboços da recomendação relatados anteriormente pela Reuters.
O objetivo é manter os países do bloco no caminho entre a atual meta climática para 2030 e sua meta de longo prazo de zerar as emissões líquidas até 2050.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO