UE veta compra da ETraveli pela Booking
Publicada em
Por Foo Yun Chee
BRUXELAS (Reuters) - A compra pela Booking Holdings do grupo sueco ETraveli por 1,63 bilhão de euros foi vetada por autoridades de concorrência da União Europeia (UE) nesta segunda-feira, após a empresa não conseguir contornar as preocupações em relação ao domínio no mercado de reservas de hotéis online.
A Comissão Europeia, que atua como fiscalizadora da concorrência nos 27 países da UE, disse que as soluções da Booking não foram suficientes para resolver as preocupações do bloco.
O veto sugere que os reguladores da UE podem estar adotando uma postura mais dura em relação às fusões no setor online.
O chefe antitruste da UE, Didier Reynders, disse que o mercado de viagens está se tornando mais digital, em particular o mercado de agências de viagens online (OTA, na sigla em inglês), que inclui hotéis, voos, aluguel de carros e atrações.
A Booking disse que vai recorrer do veto.
'A decisão da Comissão Europeia não somente se afasta da lei e dos precedentes estabelecidos, mas também priva os consumidores das opções de viagem a que têm direito', disse o presidente-executivo da Booking, Glenn Fogel, em comunicado.
A Booking, cujas marcas incluem Booking.com, Rentalcars, Priceline e Agoda, anunciou a operação em novembro de 2021.
A ETraveli, de propriedade da empresa de private equity CVC Capital Partners, é dona da Gotogate e Mytrip e também opera o TripStack.
(Reportagem de Foo Yun Chee)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO