Uma respiração mais lenta pode te livrar do stress, sugere estudo
Por isso que exercícios de controle da respiração são bons para quem sofre com o stress.
Publicada em
Uma respiração lenta é realmente capaz de acalmar a mente, indicou um estudo publicano na revista Science. Um grupo de cientistas americanos descobriu que um conjunto de neurônios pode responder à respiração, enviando sinais ao cérebro e regulando, assim, os estados de excitação e tranquilidade. Por isso, exercícios de controle da respiração serão sempre uma boa pedida para quem sofre com o stress.
“Esperamos que, entendendo essa função central, seremos levados a novas terapias para stress, depressão e outras emoções negativas”, afirmou Jack Feldman, professor de neurobiologia da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e um dos autores do estudo. A descoberta também ajuda a entender como técnicas de meditação e ioga são capazes de acalmar alguns indivíduos.
Para chega a este resultado, os cientistas avaliaram a ação de 175 neurônios no cérebro de camundongos ligados a uma área responsável por regular estados mentais de calma e agitação.
Em pesquisas anteriores, foi descoberto que um complexo de neurônios batizado de pré-Bötzinger abriga células responsáveis pela regulação do ritmo respiratório em mamíferos. Agora, o novo estudo sugere que, além disso, ele pode ser capaz de se comunicar com o cérebro, provocando tranquilidade ou excitação em resposta a uma respiração mais rápida ou lenta.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO