Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Próxima safra de cana no CS será semelhante à atual, com foco no etanol

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Próxima safra de cana no CS será semelhante à atual, com foco no etanol"
Ver comentários

Publicada em  

Atualizada em  

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A próxima safra de cana-de-açúcar no centro-sul do Brasil, a 2019/20, que se inicia em abril, deverá ter um volume semelhante ao da atual, na casa de 570 milhões de toneladas, afirmou nesta quinta-feira o diretor da Unica, Antonio de Padua Rodrigues, em uma avaliação preliminar.

Segundo ele, a exemplo do que ocorreu em 2018/19, a próxima temporada também será 'muito alcooleira', com usinas tirando proveito de melhores preços do etanol em relação ao açúcar.

Padua evitou apontar um volume de moagem para a nova safra. O número indicado para 2018/19, de aproximadamente 570 milhões de toneladas, representaria uma queda de cerca de 4 por cento frente a anterior.

Mais cedo, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) previu a safra 2018/19 do centro-sul em 566,9 milhões de toneladas. [nL1N1YP0F1]

A jornalistas, ele disse achar 'difícil' que a próxima safra seja menor em relação à vigente. 'Deve ser semelhante à atual, não volta ao nível de 2017/18', destacou.

A projeção quanto a uma certa estabilidade para a safra futura foi indicada apesar de o Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) ter avaliado, na mesma conferência de imprensa, que o clima até o momento tem sido muito favorável para a cana do centro-sul, que responde por cerca de 90 por cento da colheita do Brasil.

O gerente de Marketing e Negócios do CTC, Luiz Antonio Dias Paes, disse acreditar que a produtividade dos canaviais deverá crescer em 0,5 tonelada por hectare em média, com uma lavoura menos envelhecida.

Espera-se um canavial com 3,66 anos, em média, ante 3,72 anos na temporada atual.

A produtividade possivelmente maior seria compensada por eventual queda de área de colheita, de cerca de 1 por cento, uma vez que a cana deverá perder algum espaço para grãos e outras áreas recém-plantadas só começarão a produzir em 2020, segundo o executivo do CTC.

Conforme Paes, há perspectiva de aumento na renovação de canaviais.

'Até agora a coisa está indo muito bem, se tivermos um verão normal, a expectativa é de que tenhamos uma safra mais produtiva que a deste ano', comentou.

BALANÇO

Os 570 milhões de toneladas de moagem em 2018/19 consideram um processamento de cerca de 10 milhões de toneladas entre janeiro e março, o período de entressafra.

Segundo dados da Unica, até 16 de dezembro 205 usinas haviam encerrado as atividades da atual temporada, ante 215 há um ano. A expectativa, segundo Rodrigues, é de que até o fim deste mês o esmagamento de cana chegue a 560 milhões de toneladas.

Até a primeira metade de dezembro, a moagem de cana no centro-sul totalizava 556,8 milhões de toneladas, queda de 4,1 por cento, com a fabricação de açúcar 26,7 por cento menor, com 26,2 milhões de toneladas.

Em paralelo, a de etanol apresenta incremento de 19 por cento, com quase 30 bilhões de litros, refletindo um mix de 64,4 por cento da oferta de matéria-prima alocada para o biocombustível no ciclo.

RENOVABIO

A presidente da Unica, Elizabeth Farina, aproveitou o evento para fazer um balanço de sua gestão à frente da entidade. Ela deixará o cargo em 31 de março, conforme já anunciado. [nE6N1XG00Y]

Segundo ela, o RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis) pode ser considerado uma das principais conquistas do setor sucroenergético e está alinhado com a visão de governo liberal do presidente eleito Jair Bolsonaro.

'A estrutura do RenovaBio converge para esse recorte mais liberal, não tem subsídio, não tem renúncia fiscal... Acredito que terá convergência com o tipo de política que será aplicada (pelo nove governo)', afirmou ela.

(Por José Roberto Gomes)

Escrito por Thomson Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. unica ve proxima safra de …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.