Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Unigel retomará produção na unidade de fertilizantes de Sergipe

Placeholder - loading - Colheita de soja em Ponta Grossa (PR) 25/04/2023 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Colheita de soja em Ponta Grossa (PR) 25/04/2023 REUTERS/Rodolfo Buhrer
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A Unigel, maior fabricante brasileira de fertilizantes nitrogenados, anunciou nesta quinta-feira a retomada das atividades da Unigel Agro Sergipe, que produz ureia e amônia.

A unidade situada em Laranjeiras (SE), assim como a unidade de Camaçari (BA) -- ambas arrendadas da Petrobras --, estão hibernadas devido a condições desafiadoras do mercado.

Mas a companhia já definiu pela repartida da fábrica de Sergipe em setembro, 'após discreta melhoria do ciclo petroquímico como um todo', afirmou a empresa em nota.

'O cenário da indústria química ainda se mostra desafiador, mas nós entendemos que é um momento de retomar as atividades de forma gradual e responsável', disse o CEO da Unigel, Roberto Noronha Santos.

'Prevemos um aumento da demanda de ureia até o final do ano em razão da próxima safra de inverno', disse o executivo.

Em plena operação, a fábrica de Laranjeiras tem capacidade de produzir 450 mil toneladas de amônia e 650 mil toneladas de ureia ao ano.

A retomada é uma boa notícia para o agronegócio, uma vez que o Brasil é grande importador de fertilizantes.

'Convivemos com uma ampla dependência de fertilizantes nitrogenados vindos de outros países. Hoje 85% da demanda é atendida por importação. Consequentemente, ter uma produção no Brasil é essencial para garantir a redução da vulnerabilidade do país e a segurança dos nossos clientes', comentou o executivo.

A informação sobre a retomada da produção em Sergipe foi divulgada primeiro pelo jornal Valor Econômico.

Adicionalmente, a Unigel afirmou que retomou esta semana a produção da unidade de estireno localizada em Cubatão (SP).

A produção de fertilizantes em Camaçari continuará parada por enquanto, segundo a companhia.

Mas no início do mês passado, a Unigel anunciou a retomada, na fábrica da Bahia, da produção de ureia automotiva, um insumo essencial à fabricação do Arla 32, reagente químico usado em veículos com motor a diesel.

Além disso, afirmou a companhia em comunicado nesta quinta-feira, a empresa segue em tratativa com a Petrobras para os projetos da companhia focados em energia renovável e fertilizantes, conforme em comunicado veiculado em junho deste ano.

(Por Roberto Samora)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

SMOKEY ROBINSON É ACUSADO DE ABUSO SEXUAL

O cantor, compositor e produtor musical Smokey Robinson, ícone da Motown Records e uma das vozes mais reconhecidas da história da música norte-americana, está sendo acusado de abuso sexual por quatro mulheres que trabalharam como domésticas e assistentes pessoais em suas residências entre 2006 e 2024.

As denúncias fazem parte de uma queixa de assédio no local de trabalho, protocolada nesta terça-feira (6) em um tribunal de Los Angeles, e obtida com exclusividade pela CNN.

Acusações graves envolvem mais de uma década de supostos abusos

De acordo com o documento, as mulheres, identificadas como Jane Does 1 a 4, afirmam ter sofrido assédio sexual, agressões sexuais recorrentes e condições de trabalho abusivas enquanto prestavam serviços na casa de Robinson e de sua esposa, Frances Robinson, que também é citada como co-ré no processo.

As vítimas relatam que permaneceram em silêncio durante anos por medo de represálias, perda do emprego e vergonha pública, agravados pela fama e influência do artista. Três das quatro mulheres também temiam que a denúncia pudesse impactar negativamente seu status migratório nos Estados Unidos.

Detalhes das alegações: múltiplos episódios e locais

Frances Robinson também é citada por conivência e racismo

Além de Smokey Robinson, o processo responsabiliza Frances Robinson por omissão e conivência com os abusos, além de contribuir para um ambiente de trabalho hostil ao gritar com as funcionárias e usar termos étnicos pejorativos, segundo a ação judicial.

Outras acusações incluem violações trabalhistas e danos emocionais

As ex-funcionárias também acusam o casal Robinson de violações das leis trabalhistas, como não pagamento de salário mínimo, ausência de horas extras, e falta de pausas para descanso e alimentação. As quatro vítimas estão requerendo pelo menos US$ 50 milhões em danos morais, materiais e punitivos.

19 H
  1. Home
  2. noticias
  3. unigel retomara producao na …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.