Unity quer abrir mercado de IA generativa para empresas de videogames
Publicada em
Atualizada em
Por Anna Tong
(Reuters) - A Unity Software, produtora do ambiente homônimo de desenvolvimento para videogames, pretende abrir um mercado para software de inteligência artificial (IA) generativa, disse o presidente-executivo, John Riccitiello, à Reuters.
Os desenvolvedores de videogames rotineiramente gastam recursos significativos na criação de personagens, efeitos sonoros e outras características de seus títulos. No futuro, os desenvolvedores poderão visitar o mercado da Unity, selecionar um produto de inteligência artificial, como um gerador de arte, e usá-lo para criar conteúdo instantaneamente, disse Riccitiello.
A inteligência artificial generativa tornou-se um tema importante desde o lançamento do ChatGPT pela OpenAI em novembro, um chatbot que fornece respostas às perguntas do usuário e que pode até gerar código de computador original. Desde então, grandes empresas de software anunciaram uma enxurrada de projetos para capitalizar o que é amplamente visto como uma tecnologia revolucionária.
A inteligência artificial generativa pode permitir que os videogames, por exemplo, ofereçam cenários personalizados com base no jogador, disse Riccitiello, sem dar um prazo para a abertura do mercado da Unity.
'Em todos os videogames da história, o diálogo foi escrito por alguém', disse Riccitiello em entrevista. “Mas agora o que você pode fazer com (IA generativa) é dar a esses personagens motivação, personalidade e objetivos e então eles podem gerar um diálogo que não requer um escritor.”
Na quarta-feira, a Unity lançou um programa para desenvolvedores obterem acesso antecipado às futuras ofertas de inteligência artificial da empresa sediada em São Francisco.
O software de inteligência artificial generativa que está disponível há algum tempo inclui criadores de imagens DALL-E e Stable Diffusion, enquanto os produtos mais recentes incluem software que cria vídeos e conteúdo de videogame com base em prompts de texto.
Um vídeo de demonstração da Unity mostrou que esse software pode permitir que os desenvolvedores digitem texto como 'adicionar dois segundos de trovão' ou 'torná-los cogumelos alienígenas voadores' e ter o código relacionado para o videogame gerado automaticamente, em vez de precisar projetar do zero.
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO