Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Usiminas tem lucro menor no 4º tri, ações recuam

Placeholder - loading - Presidente da Usiminas, Sergio Leite. 17/4/2018. REUTERS/Alexandre Mota
Presidente da Usiminas, Sergio Leite. 17/4/2018. REUTERS/Alexandre Mota
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A produtora de aço plano Usiminas teve lucro líquido de quarto trimestre acima do esperado pelo mercado, apoiada em recorde nas vendas de minério de ferro, mas suas ações estavam entre as maiores quedas do Ibovespa diante de fraqueza nas operações de siderurgia.

A empresa também se mostrou bastante cautelosa em teleconferência com analistas, com executivos evitando mencionar valores de reajustes já acertados no preço do aço vendido à indústria automotiva e fazer projeções sobre o valor da liga no mercado interno nos próximos meses.

A empresa reajustou preços de aço para cima junto a montadoras norte-americanas e europeias que operam no país, e está negociando com o restante do setor aumentos no mesmo patamar, disse o vice-presidente comercial da Usiminas, Miguel Homes Camejo, citando mudanças recentes na política de divulgação da empresa como motivo para não mencionar valores.

'Os indicadores internacionais de preços mostram tendência positiva nos últimos dois, três meses, mas com o coronavírus essa tendência ficou um pouco menor, mas ainda está acima do final do ano passado', disse Camejo.

Às 12h47, a ação da Usiminas cedia 4,6%, entre as principais baixas do Ibovespa, que mostrava desvalorização de 1%.

'Os resultados da Usiminas refletem o ambiente lento de crescimento visto no quarto trimestre e uma sazonabilidade desfavorável', afirmaram analistas do Safra. 'Se a companhia conseguir implementar aumentos de preços no mercado doméstico neste e no próximo trimestre e houver sinais de que a atividade econômica esteja efetivamente se recuperando no Brasil, os números da Usiminas poderão mostrar uma rápida melhora'.

Ainda sobre as perspectivas para este ano, o presidente da companhia, Sergio Leite, citou sinais de melhora no mercado imobiliário e setor automotivo ainda mostrando crescimento de vendas. Porém, ele comentou que o plano para uma nova linha de galvanização na usina de Ipatinga (MG) 'ainda não tem previsão'.

Em outubro, os executivos da empresa citaram que deveria levar mais 12 meses para a empresa decidir se levará adiante um projeto de instalação da nova linha.

O vice-presidente financeiro, Alberto Ono, comentou que a Usiminas deve ter queda de custos no primeiro trimestre, mas que a volatilidade do câmbio e dos preços do minério de ferro tornam mais difícil a visibilidade nos próximos trimestres.

Ele não deu estimativa sobre quanto o custo pode recuar nos três primeiros meses do ano em relação aos três últimos de 2019, quando o custo do produto vendido da Usiminas subiu 6% sobre o terceiro trimestre e 17% na comparação anual.

BALANÇO

A Usiminas teve lucro líquido de 268 milhões de reais entre outubro e dezembro, ante prejuízo de 139 milhões de reais no terceiro trimestre, mas o lucro foi 33% menor que um ano antes.

Analistas, em média, estimavam lucro de cerca de 52 milhões de reais para a Usiminas, segundo dados da Refinitiv.

A companhia informou que estima para 2020 investimento de 1 bilhão de reais, alta de cerca de 45% sobre o aplicado em 2019 e mais que o dobro em relação aos 463 milhões de 2018, em meio aos preparativos para reforma geral de alto forno em Ipatinga (MG) e sinais de retomada da economia.

O desempenho operacional medido pelo lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) no trimestre subiu 22% sem ajustes, para 447 milhões de reais. A expectativa de analistas era de 387 milhões. Com ajustes, a linha marcou queda de 44% ante o quarto trimestre de 2018, a 468 milhões de reais.

A Usiminas teve queda de 2% nas vendas de aço nas comparações trimestral e anual e a margem Ebitda ajustada da operação caiu de 25,1% reportados no quarto trimestre de 2018 para 6% nos três últimos meses do ano passado.

Mas as vendas de minério de ferro saltaram 65% sobre o quarto trimestre de 2018 e subiram 2% ante trimestre anterior, para 2,5 milhões de toneladas. A margem ajustada no segmento foi de 36,4%, ante 12% na comparação anual.

A companhia teve resultado financeiro positivo de 154,4 milhões de reais, abaixo dos 637,8 milhões de um ano antes.

Ono disse que a Usiminas deve receber neste ano 306 milhões de reais da Eletrobras referente a uma dívida que já transitou pela justiça. Outra parte ainda não decidida pela justiça, calculada pela Usiminas em 1,2 bilhão de reais, pode chegar aos cofres da empresa em alguns anos, disse o executivo.

O indicador dívida líquida sobre Ebitda da Usiminas encerrou o ano em 1,6 vez, estável em relação a 2018 e abaixo do nível de 1,7 vez do terceiro trimestre.

A estimativa da empresa para a despesa financeira líquida neste ano é de 272 milhões de reais, após 946,7 milhões em 2019.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

LADY GAGA: DE COACHELLA À COPACABANA

Lady Gaga fez história no Coachella 2025 com um espetáculo que mais parecia uma ópera pop moderna: teatral, dividido em cinco atos e com estética gótica. As apresentações nos dias 11 e 18 de abril foram marcadas pela estreia ao vivo de músicas do álbum Mayhem, além de clássicos como “Poker Face”, “Born This Way” e “Bad Romance”.

Mas se o tempo de palco no festival americano foi limitado a 90 minutos, os fãs brasileiros podem se preparar para um programa bem mais amplo no show gratuito em Copacabana, neste sábado (3 de maio). A expectativa é de que a performance de Lady Gaga no Rio de Janeiro dure até 2h30, com inclusão de músicas que ficaram de fora do set original, como sucessos de Chromatica, Artpop e Joanne.

Como foi o show no Coachella

Com coreografia de Parris Goebel e direção artística repleta de simbolismos visuais, Gaga apresentou um roteiro em cinco blocos distintos, alternando momentos de tensão, euforia, introspecção e catarse.

Uma experiência em cinco atos

Confira a setlist completa do Coachella, com a origem de cada música:

Ato I – Of Velvet and Vice

Ato II – And She Fell Into a Gothic Dream

Ato III – The Beautiful Nightmare That Knows Her Name

Ato IV – To Wake Her Is to Lose Her

Finale – Eternal Aria of the Monster Heart

Essa estrutura foi mantida em ambas as apresentações no festival, com pequenas variações em elementos visuais e interações com o público. Por exemplo, na primeira apresentação, Gesaffelstein, produtor e DJ francês conhecido por sua estética sombria e minimalista no techno e electro, participou ao vivo da performance de “Killah”. A música faz parte do novo álbum da cantora, Mayhem, e é uma colaboração entre os dois artistas.

Elementos Teatrais e Visuais

A ópera pop tem direção criativa de Parris Goebel, conhecida por seu trabalho com artistas como Rihanna e Doja Cat, e incorporou elementos teatrais, como mudanças de figurino dramáticas, cenários góticos e coreografias elaboradas, criando uma experiência imersiva para o público.

Destaques visuais incluíram uma batalha de xadrez encenada durante "Poker Face", onde os dançarinos representavam peças do jogo, e a transformação do palco em um cenário verdejante durante "Garden of Eden", com Gaga tocando guitarra.

O que esperar do show no Rio de Janeiro?

Para a apresentação gratuita na praia de Copacabana, Lady Gaga deve manter o núcleo teatral de Mayhem, mas há grande expectativa por um show mais longo e afetivo. Com liberdade de tempo e público local engajado, faixas como:

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. usiminas tem lucro menor no 4 …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.