Usiminas tem prejuízo líquido e resultado operacional negativo no 3º tri
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) - A Usiminas divulgou nesta sexta-feira prejuízo líquido de 166 milhões de reais no terceiro trimestre, revertendo resultados positivos obtidos no mesmo período de 2022 e no segundo trimestre deste ano, com queda na receita e vendas de aço em baixa.
A companhia apurou um resultado operacional medido por lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) ajustado negativo em 20 milhões de reais, abaixo dos 836 milhões positivos obtidos um ano antes.
Analistas, em média, esperavam prejuízo líquido de 180 milhões e Ebitda negativo de cerca de 64 milhões, segundo dados da LSEG.
O desempenho marca o primeiro Ebitda ajustado negativo da Usiminas desde o quarto trimestre de 2015, quando a companhia tomou a decisão de desativar o alto forno de produção de aço bruto na usina de Cubatão (SP) diante da fraca demanda nacional.
Na época, a empresa vendeu 1,2 milhão de toneladas de aço, com um custo de produtos vendidos (CPV) por tonelada de 1.856 reais, de acordo com o balanço do período publicado pela companhia. O CPV do terceiro trimestre deste ano em siderurgia foi de 5.719 reais por tonelada, queda de 1,6% sobre o segundo trimestre.
No terceiro trimestre, quando havia a previsão da companhia de retomada da operação de seu maior alto-forno na usina de Ipatinga (MG), as vendas da Usiminas somaram 1 milhão de toneladas de aço e 2,4 milhões de toneladas de minério de ferro. Os volumes representam queda de 2% sobre um ano antes no caso do aço e alta de 7% no caso do minério.
O alto forno 3 de Ipatinga está paralisado desde abril para reforma, o que obrigou a Usiminas a formar estoques anteriores de placas para atender os clientes. No terceiro trimestre, a Usiminas investiu 886 milhões de reais, dos quais 386 milhões na reforma do equipamento.
A Usiminas ainda não anunciou quando o alto forno 3 de Ipatinga será reativado. Na véspera, o presidente do Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), Carlos Loureiro, afirmou que informações do mercado indicam uma retomada em novembro.
A receita líquida da produtora de aços planos entre julho e setembro deste ano somou 6,7 bilhões de reais, quedas de 3% no trimestre e de 20% no comparativo anual. A expectativa média do mercado era de faturamento de 6,46 bilhões de reais, de acordo com a LSEG.
A empresa, que concentra sua produção de aço-bruto em Minas Gerais e mantém paralisado o alto-forno de Cubatão desde 2016, previu vendas no quarto trimestre de 900 mil a 1 milhão de toneladas de aço.
A Usiminas terminou setembro relação dívida líquida sobre Ebitda ajustado de 0,21 vez ante 0,38 vez no fim de junho e 0,14 vez no final do terceiro trimestre de 2022.
O caixa somou 5,7 bilhões de reais no trimestre passado, subindo 15,8% ante o final do primeiro semestre diante de uma redução de capital de giro da ordem de 1,5 bilhão de reais.
(Por Alberto Alerigi Jr.)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO