USP é considerada a universidade com mais visibilidade da América Latina
Instituição ficou em 8º lugar na classificação geral
Publicada em
A Universidade de São Paulo (USP) ficou em 8º lugar no ranking Global University Visibility (GUV), realizado pela consultoria norte-americana American Caldwell, sendo a instituição mais bem colocada de toda a América Latina.
De acordo com a empresa, “o ranking GUV busca destacar o poder e o alcance de diversas instituições em todo o mundo”. Este é o segundo ano em que a classificação é divulgada. Em 2023, a USP ficou na 11ª posição.
O ranking é produzido a partir do monitoramento de atividades voltadas ao público, como publicações nas redes sociais e em sites de notícia, juntamente com outros indicadores. Com isso, é calculado o nível de visibilidade global da “marca” de diversas instituições de ensino superior do mundo.
Segundo a consultoria, “uma maior visibilidade tem potencial para recrutar mais estudantes, facilita possíveis parcerias e aumenta o espírito de pertencimento dos alunos e ex-alunos, além de atrair empresas já familiarizadas com a reputação da instituição”.
Dentre as categorias consideradas estão a pontuação de visibilidade; a quantidade de usuários que acessaram o site da instituição; a quantidade de menções em notícias; o interesse público; e as interações nas mídias sociais.
Além da USP, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) também aparece no ranking, na 126ª posição.
Escrito por Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO