Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vacinação da ONU contra pólio em Gaza dependerá de pausa nos combates

Placeholder - loading - Ataque israelense em Khan Younis  30/8/2024   REUTERS/Hatem Khaled
Ataque israelense em Khan Younis 30/8/2024 REUTERS/Hatem Khaled
Ver comentários

Publicada em  

GENEBRA (Reuters) - Autoridades das Nações Unidas estão se preparando para lançar uma campanha de vacinação contra a poliomielite em Gaza no domingo, que contará com uma série de pausas limitadas nos combates entre as forças israelenses e os militantes do Hamas no enclave sitiado.

A Organização Mundial da Saúde afirma que precisará vacinar pelo menos 90% das crianças em Gaza para que a campanha seja bem-sucedida, mas enfrenta grandes desafios no enclave palestino, que foi amplamente destruído por quase 11 meses de guerra.

A campanha foi organizada depois que a OMS informou, em 23 de agosto, que um bebê havia ficado paralisado devido ao vírus da poliomielite tipo 2, o primeiro caso desse tipo no território em 25 anos, e as agências da ONU pediram um esforço urgente de vacinação.

Cerca de 1,2 milhão de doses de vacina já foram entregues a Gaza antes da campanha, que tem como objetivo vacinar mais de 640 mil crianças, disse uma autoridade da OMS na sexta-feira. Outras 400.000 doses estão a caminho do território, afirmou Rik Peeperkorn, representante da OMS para os territórios palestinos ocupados.

As pausas planejadas não têm relação com as negociações que estão em andamento há meses para tentar chegar a um acordo sobre o fim dos combates em Gaza e o retorno de reféns israelenses e estrangeiros em troca de prisioneiros palestinos mantidos por Israel.

A COGAT, agência israelense que coordena a administração nos territórios palestinos ocupados, disse que as pausas seriam coordenadas como parte de uma série de pausas humanitárias implementadas periodicamente desde o início da campanha israelense em Gaza, em outubro passado.

O Hamas também concordou com as pausas, que, segundo a ONU, são necessárias para o início da campanha. Uma segunda rodada de vacinações será necessária após a conclusão da primeira rodada.

A OMS disse que os militares israelenses e o Hamas concordaram com três pausas separadas de três dias nos combates para permitir que a primeira rodada de vacinação seja realizada pelas agências da ONU em coordenação com o Ministério da Saúde palestino.

Mais de 2.180 funcionários foram treinados para fornecer vacinas e informações sobre a campanha à população de Gaza.

As pausas, que devem durar três dias, entre 6h e 15h, começarão na região central de Gaza, antes de seguirem para o sul e depois para o norte de Gaza. No entanto, devido aos desafios logísticos e de segurança enfrentados pela campanha, pode ser necessário um dia a mais para cada rodada, disseram as autoridades da OMS.

A maioria dos hospitais de Gaza foi danificada ou destruída, com apenas 17 dos 36 hospitais do território funcionando parcialmente e menos da metade dos 132 centros de saúde primários ainda em funcionamento, de acordo com os números da OMS.

(Reportagem de Friederike Heine)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

BRUNO MARS QUEBRA RECORDE HISTÓRICO NO STREAMING GLOBAL

Bruno Mars acaba de escrever mais um capítulo na história da música digital e assumir de vez o posto de Rei do Streaming. O cantor se tornou o primeiro artista da história a atingir 150 milhões de ouvintes mensais no Spotify, feito impulsionado por seu catálogo repleto de hits atemporais e colaborações estratégicas — mesmo sem lançar um álbum solo desde 24K Magic (2016). A marca consolida sua posição como um dos artistas mais influentes e ouvidos da era digital.

Sucesso absoluto no Spotify: números que impressionam

A trajetória de Bruno Mars no Spotify é marcada por recordes e feitos inéditos. Além do marco dos 150 milhões de ouvintes mensais, ele também quebrou o recorde de música mais rápida a atingir 1 bilhão de streams com a faixa "Die With A Smile", em parceria com Lady Gaga, que atingiu o número em apenas 96 dias.

Outro destaque é o clássico "Just The Way You Are", que acumula 2,39 bilhões de streams e é a música mais ouvida da carreira de Bruno Mars na plataforma. Em uma única semana, a faixa somou 132,2 milhões de streams, estabelecendo outro recorde de audiência semanal.

Um artista completo: do Elvis mirim ao Rei do Streaming

Antes de dominar o mundo com seus hits dançantes e baladas inesquecíveis, Bruno Mars era apenas um garoto havaiano que encantava plateias imitando Elvis Presley. Seu talento precoce e carisma nos palcos renderam-lhe o apelido de "Elvis mirim", e ele chegou a se apresentar como o icônico Rei do Rock em shows locais e até em filmes.

Décadas depois, o menino que cresceu idolatrando Elvis conquistou seu próprio trono — não o do rock, mas o do streaming. Se Presley foi o símbolo máximo da era do vinil e das performances ao vivo, Bruno Mars é hoje o nome mais forte da era digital, com recordes inéditos nas principais plataformas e uma base global de ouvintes que cresce a cada hit.

13 H
  1. Home
  2. noticias
  3. vacinacao da onu contra polio …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.