Vacinas contra a mpox começarão a chegar ao Congo nos próximos dias, diz OMS
Publicada em
GENEBRA (Reuters) - O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) disse nesta sexta-feira que vacinas contra a mpox devem chegar à República Democrática do Congo nos próximos dias para combater uma nova cepa do vírus.
'Espero ter a primeira remessa entregue nos próximos dias, e depois teremos ainda mais', afirmou o diretor-geral da entidade, Tedros Adhanom Ghebreyesus.
Cerca de 230 mil doses da vacina contra a mpox estão imediatamente disponíveis para serem enviadas, afirmou Tim Nguyen, também da OMS. Elas foram doadas pela Comissão Europeia e pelo laboratório dinamarquês Bavarian Nordic, completou.
A OMS afirmou que seus parceiros podem começar a comprar as vacinas antes de serem aprovadas pela agência da ONU, uma exceção às regras normais. O objetivo é realizar as aplicações mais rapidamente na África.
O órgão está atualmente revisando os pedidos de licenças emergenciais para duas vacinas feitas pela Bavarian Nordic e pela japonesa KM Biologics. Tedros disse que essas autorizações devem sair nas próximas duas semanas.
No começo deste mês, a OMS declarou a mpox uma emergência de saúde pública global, após uma epidemia da infecção viral ocorrer na República Democrática do Congo, espalhando-se para os países vizinhos.
Mais de 18 mil casos suspeitos de mpox foram registrados no Congo neste ano, com 629 mortes, enquanto outros 150 casos foram confirmados no Burundi, afirmou Tedros.
(Reportagem de Emma Farge e Leroy Leo)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO