Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Vaticano impõe sanções a arcebispo aposentado do Peru por alegações de abuso sexual

Placeholder - loading - Cardel Juan Luis Cipriani Thorne no Vaticano  4/3/2013   REUTERS/Max Rossi
Cardel Juan Luis Cipriani Thorne no Vaticano 4/3/2013 REUTERS/Max Rossi
Ver comentários

Publicada em  

Por Joshua McElwee

CIDADE DO VATICANO (Reuters) - Um arcebispo aposentado que, durante décadas, foi o principal clérigo católico do Peru, foi punido após alegações de abuso sexual, disse o Vaticano, confirmando as informações da imprensa.

O cardeal Juan Luis Cipriani Thorne nega as acusações.

Cipriani, arcebispo católico de Lima de 1999 a 2019, está sujeito a restrições 'relacionadas à sua atividade pública, local de residência e uso de insígnias', disse Matteo Bruni, diretor do escritório de imprensa do Vaticano, no domingo.

Bruni afirmou que as sanções foram impostas a Cipriani em 2019 'como resultado de alegações contra ele', mas não forneceu detalhes. Ele disse que o cardeal as aceitou.

Cipriani, de 81 anos, é membro do Opus Dei, uma comunidade religiosa católica com membros em cerca de 70 países, conhecida por suas visões tradicionalistas.

'Não cometi nenhum crime, nem abusei sexualmente de ninguém', disse Cipriani em uma carta fornecida pelo escritório da Opus Dei em Roma na segunda-feira.

O cardeal afirmou que o Vaticano lhe pediu para morar fora do Peru, e ele estava morando em Roma e Madri.

Na semana passada, o papa Francisco abordou outro escândalo de abuso sexual católico no Peru.

O papa dissolveu o Sodalitium Christianae Vitae, uma comunidade religiosa católica sediada no Peru com membros em toda a América do Sul e nos Estados Unidos, após anos de investigações sobre supostos abusos sexuais e psicológicos cometidos pelo fundador do grupo e outros.

O jornal El Pais, da Espanha, noticiou pela primeira vez as alegações contra Cipriani no sábado.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

ELISABETE FRANÇA REVELA OS PRÓXIMOS PASSOS DO FUTURO URBANO DE SÃO PAULO

Neste fim de semana, São Paulo dá um importante passo na construção de seu futuro urbano com a realização da 8ª Conferência Municipal da Cidade. A iniciativa, que segue diretrizes do Governo Federal, busca reunir propostas da população paulistana para compor a pauta da Conferência Estadual — e, futuramente, da Nacional. Em entrevista exclusiva à Rádio Antena 1, a secretária municipal de Urbanismo e Licenciamento, Elisabete França, compartilhou detalhes do processo participativo que vem sendo desenvolvido desde o início do ano e também falou sobre o futuro do Jockey Club, um dos pontos mais emblemáticos e disputados da cidade.

Segundo a secretária, a etapa municipal é fruto de um processo democrático e descentralizado, com 15 encontros regionais realizados aos sábados, nos quais foram reunidas mais de 600 propostas populares.

“Achei os encontros regionais riquíssimos, muito bacanas. Fiquei muito feliz, participei de quase todos”, afirmou.

As demandas mais recorrentes? Meio ambiente, habitação, mobilidade e participação popular?

“A população clama por mais áreas verdes, melhor preservação das árvores, mais parques e qualidade do ar. Nesse ponto, neste ano especial da COP30, foi muito importante”, disse a secretária.

Habitação, especialmente para famílias de baixa renda, liderou o volume de propostas. E, na mobilidade, destaque para segurança no transporte público e iluminação nas vias, com foco especial na segurança das mulheres.

3 H
  1. Home
  2. noticias
  3. vaticano impoe sancoes a …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.