Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Venda de aço no Brasil em junho atinge maior nível desde 3o tri 2022

Placeholder - loading - Usina siderúrgica  REUTERS/Wolfgang Rattay
Usina siderúrgica REUTERS/Wolfgang Rattay
Ver comentários

Publicada em  

SÃO PAULO (Reuters) - A indústria siderúrgica brasileira anunciou nesta terça-feira que as vendas de aço no país somaram 1,8 milhão de toneladas em junho, maior nível desde setembro de 2022, após a elevação do imposto de importação de alguns produtos e criação de cotas de importação em abril.

O volume equivale a crescimentos de 11,2% ante maio e de 11,5% na comparação com junho do ano passado, segundo dados do Aço Brasil, que representa a maior parte do parque siderúrgico nacional.

No acumulado do semestre, as vendas de aço no Brasil mostraram alta de 3,5% sobre um ano antes, a 10,15 milhões de toneladas.

O maior crescimento nas vendas no mercado interno em junho se deu no segmento de aços planos, usados por indústrias como automotiva e de máquinas e equipamentos, que teve expansão 15,4% sobre um ano antes. O segmento de aços longos, usados na construção civil, teve alta de 7,3% nas vendas em junho, segundo a entidade.

Como as vendas no mercado interno cresceram, enquanto as importações de aço pelo Brasil recuaram 23,7% em junho ante maio, a produção de aço bruto pelas siderúrgicas nacionais subiu 11,2% na comparação mensal, para 2,87 milhões de toneladas. Na comparação anual, a produção brasileira também cresceu, 11,8%, acumulando no semestre expansão de 2,4%, para 16,4 milhões de toneladas.

Em meados do mês passado, o Aço Brasil estimou que a imposição das barreiras comerciais pelo país contra 11 produtos de aço -- que incluíram criação de limites ao volume de importação desses produtos por 12 meses -- deveria começar a ter efeitos no setor a partir do segundo semestre.

A criação das barreiras ocorreu após meses de reclamações do setor siderúrgico diante de fortes crescimentos nas importações de aço pelo Brasil que vinham impactando a indústria local.

Segundo o Aço Brasil, embora as importações tenham recuado em junho ante maio, para cerca de 428 mil toneladas, elas continuaram ainda acima da média de 2023, de 419 mil toneladas por mês. No ano até o final de junho, as importações de aço pelo Brasil têm alta de cerca de 24%, para 2,73 milhões de toneladas.

Enquanto isso, as vendas externas do setor recuaram pelo terceiro mês consecutivo, em meio a uma priorização das usinas siderúrgicas locais por rentabilidade num cenário de preços internacionais da liga pressionado por oferta da China. Segundo o Aço Brasil, a China foi responsável em junho por 54% do aço importado pelo país.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Placeholder - loading - Imagem da notícia COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

COM PERFORMANCES INESQUECÍVEIS, AMA 2025 CONSAGRA BILLIE EILISH

Com performances impactantes, prêmios históricos e homenagens emocionantes, o American Music Awards 2025 reafirmou seu papel como um dos maiores eventos da indústria musical. Billie Eilish consolidou seu reinado, Lady Gaga e Bruno Mars brilharam com uma colaboração inesquecível, e nomes como Taylor Swift, Rod Stewart, Jennifer Lopez e Janet Jackson mostraram por que seguem no coração dos fãs ao redor do mundo — e nas playlists da Rádio Antena 1.

Veja a seguir como foi a noite dos grandes vencedores e homenageados do AMAs 2025, evento realizado na noite de ontem, 26 de maio, no Fontainebleau Las Vegas, com apresentações marcantes, surpresas e celebrações que movimentaram o mundo da música internacional.

Jennifer Lopez Brilhou Como apresentadora e Abriu a Noite com Espetáculo Impactante

Além de conduzir com carisma e elegância a cerimônia do American Music Awards 2025, Jennifer Lopez roubou a cena logo na abertura do evento com uma performance de tirar o fôlego. Em um medley explosivo de seis minutos, a estrela do pop percorreu os maiores sucessos do ano – com direito a coreografias ousadas, pirotecnia e um momento que viralizou nas redes sociais: Lopez beijou dois de seus dançarinos durante a apresentação. O show incluiu trechos de hits como Die With a Smile, a poderosa colaboração entre Lady Gaga e Bruno Mars, que mais tarde venceria na categoria de Melhor Colaboração e Melhor Videoclipe.

A performance estabeleceu o tom vibrante da noite e reforçou por que Jennifer Lopez segue sendo uma das figuras mais relevantes do pop internacional.

Billie Eilish Domina o American Music Awards 2025 em Noite de Consagração

Billie Eilish dominou o American Music Awards 2025 com uma performance histórica que consolidou seu lugar no topo da música pop contemporânea. A cantora venceu em todas as sete categorias em que foi indicada, incluindo os cobiçados troféus de Artista do Ano, Álbum do Ano — com o aclamado Hit Me Hard and Soft — e Canção do Ano, pelo single Birds of a Feather.

1 D
  1. Home
  2. noticias
  3. venda de aco no brasil em …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.